Páginas

sexta-feira, 10 de abril de 2015

MÚSICA NA SEXTA

Teresinha (Tetê) Maria Miranda Espíndola, nasceu em Campo Grande, em 1954.

Tetê nasceu em uma família bem humilde, mas de forte talento musical. Desde pequena, sempre gostou de ouvir música clássica. Aos 8 anos, já gostava de ouvir conjuntos paraguaios tocar nas rádios. Ouvia Beatles, Jovem Guarda, Janis Joplin e Bossa Nova, que marcaram sua adolescência. A menina pobre que morava no mato sonhava um dia poder cantar e concretizar seu sonho de subir aos palcos, pela emoção que sentia ao ouvir canções.

Iniciou sua carreira artística como integrante do grupo Luz Azul, tocando craviola (instrumento de cordas criado por Paulinho Nogueira). Em 1978, gravou seu primeiro LP, "Tetê e o lírio selvagem". Por essa época, atuou em São Paulo com Arrigo Barnabé. Em 1980 lançou o LP "Piraretã". É desse disco a música “Vida Cigana”, que teve muitas regravações, inclusive em tristes versões de pagode e a nova onda sertaneja.


Vida Cigana
Geraldo Espíndola

Oh, meu amor
Não fique triste
Saudade existe pra quem sabe ter
Minha vida cigana me afastou de você
Por algum tempo que eu vou ter que viver por aqui
Longe de você
Longe do seu carinho
E do seu olhar
Que me acompanha já tem muito tempo
Penso em você a cada momento
Sou água de rio que vai para o mar
Sou nuvem nova que vem pra molhar essa noiva que é você
Pra mim você é linda
A dona do meu coração
Que bate tanto quando te vê
É a verdade que me faz viver
O meu coração bate tanto quando te vê
É a verdade que me faz viver

Nota da Redação: Sobre "Piraretã" Tetê escreveu em seu site: Este disco foi o meu primeiro disco solo, porém ainda um trabalho de transição. Fui a primeira a gravar uma música de Arrigo Barnabé - Tamarana (em parceria com Paulo Barnabé). A presença musical de meus irmãos ainda estava muito forte, inclusive, duas faixas preparadas para o LP que sucederia Tetê e o Lírio Selvagem, foram aproveitadas nesse LP, Refazenda e Aratarda com participação de Alzira e Geraldo. Sérgio Espíndola também participou deste disco, cantando a Matogrossense e tocando um violão em Cunhataiporã. Ótimos músicos participaram deste trabalho, entre eles Almir Sater, Zé Eduardo Nazário, Luis Carlos Maluly e o Maestro Luis Roberto de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário