Páginas

sábado, 23 de maio de 2015

RETÁBULO DA IGREJA DE SÃO CASSIANO

Retábulo da Igreja de São Cassiano, do pintor italiano renascentista Antonello da Messina, foi encomendada por um nobre de Veneza chamado Piero Bon e atualmente apenas alguns fragmentos do retábulo encontram-se em Viena, na Áustria.


A obra apresentada é uma reconstrução da aparência mais provável do retábulo original e mostra a Virgem e o Menino elevados em um trono, acima dos santos que estão agrupados de cada lado. A forma é considerada uma sacra conversazione e cria uma relação mais íntima com o espectador, que, colocado diante da pintura, sente-se compartilhando com ela o mesmo espaço.

O olhar frontal da Virgem, do Menino e de São Nicolau, à esquerda, assim como os gestos de mão, parecem convidar o observador para participar da cena.

Já em termos de composição, a unidade espacial do grupo é acentuada pela utilização da luz. A comunhão implícita etre as figuras sugere uma harmonia psicológica, ilustrada por gestos e contragestos: a Virgem oferece uvas, símbolo do vinho e da comunhão, com a mão direita aberta.

3 DETALHES DE RETÁBULO DA IGREJA DE SÃO CASSIANO SE DESTACAM:

1. MARIA MADALENA:

A mulher aparece à esquerda, ao lado de São Nicolau, oferecendo um copo de água a Virgem Maria. O objetivo do copo é que a Virgem lave as mãos após oferecer as uvas ao espectador.

2. DOMINGOS:

O homem lê um livro enquanto o menino jesus aparece segurando um livro aberto e São Nicolau, à sua frente, segura um livro fechado.

3. MENINO JESUS:

O Menino, sentado no colo da Virgem, olha para o espectador enquanto apóia um livro aberto nos joelhos. Suas mãos, erguidas, oferecem uma espécie de benção.

FICHA TÉCNICA - RETÁBULO DA IGREJA DE SÃO CASSIANO:

Autor: Antonello da Messina
Onde ver: Kunsthistorisches Museum, Viena, Áustria
Ano: 1475
Técnica: Óleo sobre madeira
Tamanho: 185cm x 115cm
Movimento: Renascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário