Páginas

sexta-feira, 19 de junho de 2015

MÚSICA NA SEXTA

Maysa Figueira Monjardim Matarazzo nasceu em São Paulo, em 1936.

Em 1956,  durante uma reunião familiar, foi convidada pelo produtor Roberto Côrte-Real para gravar um disco. O álbum Convite para ouvir Maysa (todo preenchido com composições próprias) foi gravado logo após o nascimento de seu único filho, Jayme Monjardim. O disco, gravado apenas em caráter beneficente (toda sua renda fora destinada ao Hospital do Câncer de Dona Carmen Annes Dias Prudente), logo começou a fazer sucesso, tocando nas rádios paulistas e cariocas. Pouco a pouco, a carreira de Maysa foi adquirindo um caráter profissional, o que descontentou seu marido André Matarazzo e logo levou seu casamento à ruína. Já em 1957 (ainda não desquitada), Maysa era contratada da TV Record paulista, com um programa só seu, patrocinado pela Abrasivos Bombril, tendo acabado de gravar seu segundo disco, de 10 polegadas, intitulado Maysa.

Em 1957, com menos de um ano de carreira, no julgamento anual dos cronistas de Rádio de São Paulo, para a escolha de Os Melhores do Ano de 1956, Maysa foi apontada como A maior revelação feminina, melhor compositor e melhor letrista. O Clube dos Cronistas de Discos concedeu-lhe o título de maior cantora do ano. No ano seguinte, foi premiada com o disputado Troféu Roquette Pinto de melhor cantora de 1958. No ano anterior, ela já havia recebido o mesmo prêmio como cantora revelação de 1957. O jornal O Globo, que em 1957 havia conferido a ela o Disco de Ouro de cantora revelação, agora também a premiava como a principal voz feminina do país. Também seria de Maysa naquele ano o Troféu Chico Viola, para o melhor disco de 1958.

Em 1958 (já desquitada) muda-se para o Rio de Janeiro, então Capital Federal, e se torna também contratada da TV Rio, com um programa só seu patrocinado pelos Biscoitos Piraquê. Lança seu terceiro disco (agora de 12 polegadas) intitulado Convite para Ouvir Maysa nº 2. O disco foi considerado, pela crítica, musicalmente irretocável, tornando-se campeão de vendas, e a canção Meu Mundo Caiu foi o maior sucesso do ano. Até o fim da década, Maysa seguiria acumulando diversos prêmios e vendo a carreira e popularidade em crescente ascensão. Seus discos eram campeões de vendas e seus programas de televisão eram muito prestigiados. Ainda em 1958 ela se tornaria a melhor e mais bem paga cantora do Brasil.

Demais foi gravada primeiramente no seu disco ao vivo de 1964, junto de I've Got You Under My Skin (Cole Porter). Em 1966, foi gravada em estúdio no seu disco Maysa, junto com "Meu Mundo Caiu" e “Preciso Aprender a Ser Só".


Demais
Tom Jobim / Aloysio de Oliveira

Todos acham que eu falo demais
E que eu ando bebendo demais
Que essa vida agitada
Não serve pra nada
Andar por aí
Bar em bar, bar em bar

Dizem até que ando rindo demais
E que eu conto anedotas demais
Que eu não largo o cigarro
E dirijo o meu carro
Correndo, chegando, no mesmo lugar

Ninguém sabe é que isso acontece porque
Vou passar toda a vida esquecendo você
E a razão por que vivo esses dias banais
É porque ando triste, ando triste demais

E é por isso que eu falo demais
É por isso que eu bebo demais
E a razão porque vivo essa vida
Agitada demais
É porque meu amor por você é imenso demais

Nenhum comentário:

Postar um comentário