Páginas

domingo, 19 de julho de 2015

DO FUNDO DO BAÚ

Cavalo de Aço foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo entre 24 de janeiro e 21 de agosto de 1973, às 20 horas, com 180 capítulos. Foi escrita por Walter Negrão, em sua única incursão no horário, e dirigida por Walter Avancini e David Grimberg, com supervisão de Daniel Filho. Foi produzida em preto-e-branco.


O nome da novela estava relacionado ao fato de os personagens centrais andarem de motocicletas, que seriam os "cavalos de aço". Um destes cavaleiros, Rodrigo Soares, volta à cidade fictícia de Vila da Prata, interior do Paraná, disposto a vingar o extermínio de sua família, ocorrido em sua infância. O responsável pelo massacre é o inescrupuloso Max, um latifundiário que controla com a comercialização de madeira, que é a principal atividade econômica da região. 


O objetivo de Rodrigo é único: vingar a morte dos pais e recuperar tudo deles que havia sido roubados por Max, que lhe pertence por direito. Ele irá liderar uma rebelião contra o latifundiário, e contará com a ajuda de seus amigos - Santo, Brucutu, Professor e Sabá - que o apóiam em sua luta. Em meio à disputa, Rodrigo se vê envolvido, ao mesmo tempo, com Miranda, uma fazendeira rude, e Joana, a filha mimada de Max, e ele acabara se dividindo entre o amor das duas.


O enredo falava de reforma agrária, mas o assunto foi proibido na novela pela censura. O autor, então, passou a abordar o problema do tráfico de drogas, pondo os protagonistas liderados por Rodrigo como combatentes do tráfico. Entretanto, a censura tornou a agir, e a história do meio para o fim passou a ter outro entrecho: Max é assassinado, e a identidade do autor é desconhecida. Depois de muitas pistas falsas foi descoberto que o assassino era Lenita, num crime por vingança em relação à problemas familiares.

Em 1988, o autor reutilizou vários aspectos da novela na sua obra Fera Radical, no horário das 18 horas.

Tarcísio Meira - Rodrigo Soares
Glória Menezes - Miranda
Ziembinski - Max
Betty Faria - Joana
Edson França - Lucas
Cláudio Cavalcanti - Aurélio
Milton Moraes - Carlão
Arlete Salles - Lenita
Carlos Vereza - Santo
Renata Sorrah - Camila
José Wilker - Atílio
Stênio Garcia - Brucutu
José Lewgoy - Professor
Dary Reis - Sabá
Suzana Gonçalves - Bisteca
Elisângela - Teresinha
Mário Lago - Inácio
Maria Luiza Castelli - Marta
Miriam Pires - Benvinda
Francisco Milani - Moraes
Reinaldo Gonzaga - Felipe
Urbano Lóes - Campelo
Rosana Garcia - Ninita
Fúlvio Stefanini - Euclides
Castro Gonzaga - Cecil
Fábio Sabag - Patrocínio Cardoso



A trilha sonora internacional, um costume da época, que era lançar um disco com músicas internacionais e outro com as nacionais, tinha pérolas como a fantástica "Don't Mess With Mr. T", com Marvin Gaye, "Superstition", com Stevie Wonder, e "Why Can't We Live Together", mega sucesso do britânico Timmy Thomas.

Em 1976, houve um incêndio na sede da Rede Globo no qual foram perdidas as fitas que continham as primeiras exibições do programa Fantástico e do Jornal Nacional, além de vários capítulos e cenas de telenovelas. Nesse incêndio, todos os capítulos de Cavalo de Aço foram perdidos, e o que restou da novela foram apenas as chamamadas e algumas fotos dos personagens.

wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário