Páginas

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

ÁLBUM DA QUINTA

THE INNER MOUNTING FLAME - 1971 - THE MAHAVISHNU ORCHESTRA

Disco de estreia da banda formada por John McLaughlin (guitarra), Jan Hammer (teclados), Rick Laird (baixo), Jerry Goodman (violinos) e Billy Cobham (bateria), The Inner Mounting Flame foi lançado em 1971.


Este é o álbum que fez de John McLaughlin um nome estelar. É um disco furioso, cheio de alta energia, que reúne um grupo de músicos virtuosos, que, para todos os efeitos, definiu a fusão do jazz e do rock um ano depois de Miles Davis lançar "Bitches Brew". Ele também levou, inadvertidamente, à conotação pejorativa da palavra fusion, pois abriu caminho para um exército de imitadores, muitos deles cheios de excessos comerciais, o que desvalorizou, de certa forma, todo o "movimento".


Embora muito se tenha falado sobre a influência da improvisação do jazz na música da Mahavishnu, o rock é o elemento predominante, uma influência decorrente, principalmente, das inovações eletrônicas de Jimi Hendrix, o grande ídolo de McLaughlin. As improvisações como ataques de metralhadora de McLaughlin na guitarra elétrica e os voos de Jerry Goodman no violino elétrico, devem-se mais aos freakouts que circulavam nos círculos de rock progressivo do que ao jazz.

Destinado com absoluta precisão para os jovens fãs de rock, este registro foi muito popular e tem mais a ver, ao contrário do que muitos acreditam (ou querem acreditar), com Deep Purple do que com Miles Davis.


Side one
1. Meeting of the Spirits – 6:52
2. Dawn – 5:18
3. Noonward Race – 6:28
4. A Lotus on Irish Streams – 5:39

Side two
1. Vital Transformation – 6:162. 
2. The Dance of Maya – 7:17
3. You Know You Know – 5:07
4. Awakening – 3:32

Todas as faixas foram compostas por John McLaughlin.

John McLaughlin: guitarra
Rick Laird: baixo
Billy Cobham: bateria, percussão
Jan Hammer: teclado, órgão
Jerry Goodman: violino

Nenhum comentário:

Postar um comentário