Páginas

sábado, 19 de março de 2016

COVER DO SÁBADO

Trem do Pantanal é uma composição de Geraldo Roca e Paulo Simões. Em 1975, os dois moravam no Rio de Janeiro, mas viajaram para Santa Cruz de la Sierra numa cabine dormitório do lendário Trem do Pantanal, da NOB, que vai até Corumbá, e dali embarcaram no chamado Trem da Morte boliviano. Durante essa viagem, tiveram a idéia de compor a música. Só compuseram a primeira estrofe. As referências a "mais um fugitivo da guerra" na música são porque Paulinho fugia dos militares da Revolução de 1964, que tinham atacado a célula do PCB, no Rio, que ele frequentava em 1975.


No início, não tiveram sucesso, mas com a gravação de Almir Sater e outros, ficaram surpreendidos com a repercussão. A música acabou se tornando o Hino Oficial do Mato Grosso. Roca calcula que existam umas 100 regravações.



Em 1981, Diana Pequeno lançou, pela RCA, o LP "Sinal de Amor", interpretando entre outras, as composições "Busca-pé" de João Bá e Vidal França, "Vagando" de Paulinho Morais, "Regina" tema folclórico com adaptação de sua autoria, "As Flores Deste Jardim" de Ricardo Villas e "Laura" em pareceria com Luiz Llach. Trem do Pantanal foi o maior destaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário