Páginas

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

MÚSICA NA SEXTA

Maria da Graça "Gal" Costa Penna Burgos nasceu em Salvador, BA, em 1945. Estreou como cantora em junho de 1964, no show "Nós por exemplo", que marcou a inauguração do Teatro Vila Velha, em Salvador, atuando ao lado de Caetano Veloso, Tom Zé, Maria Bethânia, Djalma Correa, Alcivando Luz, Fernando Lona e Gilberto Gil. Nesse ano, o grupo ainda apresentou, no mesmo teatro, o show "Nova bossa velha, velha bossa nova".

A partir de 1968, o produtor Guilherme Araújo começou a empresariar a cantora, e sugeriu a mudança de seu nome artístico de Maria das Graças para Gal Costa.* Em 1969 lança o disco Gal.


Meu nome é Gal
Roberto Carlos / Erasmo Carlos

Meu nome é Gal
E desejo me corresponder 
Com um rapaz que seja o tal
Meu nome é Gal
E não faz mal
Que ele não seja branco, não tenha cultura
De qualquer altura
Eu amo igual
Meu nome é Gal
E tanto faz que ele tenha defeito
Ou traga no peito
Crença ou tradição
Meu nome é Gal
Eu amo igual
Ah, meu nome é Gal

* Nota da Redação: Caetano Veloso, a princípio, não aprovou o novo nome artístico da amiga, argumentando que "Gal" remeteria à abreviatura de "general", e ainda por cima, à época, o presidente era o general Costa e Silva. (Na Bahia, o apelido comum para "Maria da Graça" é Gau, grafado com "U").

Nenhum comentário:

Postar um comentário