Páginas

sábado, 9 de janeiro de 2016

COVER DO SÁBADO

Blue Moon é uma famosa canção da dupla Richard Rodgers e Lorenz Hart, de 1934.

Rodgers & Hart foram contratados pela Metro-Goldwyn-Mayer em maio de 1933. Blue Moon foi originalmente composta para um filme com Jean Harlow, mas acabou não sendo aproveitada. Hart modificou a letra original e a canção foi incluída no filme Manhattan Melodrama, estrelado por Clark Gable, William Powell e Myrna Loy.

Depois que o filme foi lançado pela MGM, Jack Robbins, chefe da editora do estúdio, decidiu que a melodia era adequado para a liberação comercial, mas precisava de uma letra mais românticas e um título melhor. Hart relutou em escrever mais uma letra, mas foi persuadido. O resultado foi "lua azul / você me viu sozinho / sem um sonho no meu coração / sem um amor meu". Há um outro trecho que vem antes do início normal da música. Tanto Eric Clapton quanto Rod Stewart usaram o trrecho em suas versões mais recentes da canção. A canção ainda figurou em outros sete filmes da Metro.

Bleu Moon foi gravada por inúmeros artistas, entre eles, Mel Tormé, que fez enorme sucesso, atingindo as primeiras posições da Bilboard em 1949. A versão do grupo The Mercels, de 1961, vendeu mais de um milhão de cópias e ganhou um disco de ouro. Frank Sinatra, Elvis Presley e Billy Ekstine também fizeram sucesso com suas versões.


Em 1983, César Camargo Mariano fez um instrumental da música e a incluiu no disco "A todas as amizades". A gravação de Mariano contou com Abe Laboriel (baixo), Alex Acuña (bateria), Bill Reichenbach (trombone), Debbie McClendon (vocal), Ernie Watts (sax tenor), Jeff Leib (vocal), Jerry Hey (flugelhorn), Larry G. Hall (trompete), Larry Williams (sax alto) e Paulinho da Costa (percussão). 

A versão ficou famosa no Brasil nos anos 80 como tema de abertura do programa Comando da Madrugada, do jornalista Goulart de Andrade, na Rede Bandeirantes.


com wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário