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sábado, 28 de maio de 2016

OS PILARES DA SOCIEDADE

A obra Os pilares da sociedade, de George Grosz, é considerada uma das mais persuasivas e abertamente políticas do artista. 


Grosz retrata em sua obra, como sendo os pilares da sociedade, os enganadores e corruptos formadores de opinião da Alemanha pré-nazismo que, de acordo com a visão do artista, levavam o país em direção à guerra e aos conflitos civis. O pintor costumava fazer desenhos rápidos dos rostos e maneirismos das pessoas, o que fornecia material para seus retratos satíricos.

Atrás dos chamados pilares, o artista retratou um edifício em chamas com operários carregando pás, marchando para a esquerda, enquanto os soldados nazistas marchavam para a direita.

Na época em que a obra foi pintada, Grosz havia atingido um estilo gráfico que ultrapassava a caricatura e podia ser definido como uma pintura satírica.

3 DETALHES DE OS PILARES DA SOCIEDADE SE DESTACAM:

1. CLÉRIGO

Ao fundo da imagem um sacerdote com sorriso demoníaco realiza um sermão para a sua congregação, parecendo dar a bneção a tudo que os "pilares da sociedade" estão prestes a causar na Alemanha. Isso mostra que o pintor rejeita a ideia de que a igreja endosse um regime que zomba de todos os princípios cristãos.

2. LÍDER POLÍTICO

O pintor satiriza a liderança social democrática, que considera como traidores e coveiros da Revolução Social Democrata alemã de 1918. O político é retratado com aparência de bêbado, inchado com uma cabeça cheia de estrume fumegante no lugar que deveria ser ocupado pelo cérebro.

3. NACIONALISTA

Um "ultranacionalista" é apresentado de monóculo, usando uma suástica na gravata. O homem está em pé, segurando um sabre em uma das mãos e uma caneca de cerveja na outra. No rosto o homem ostenta cicatrizes de duelo de uma fraternidade, símbolo de sua juventude prussiana. O nacionalista ainda tem em sua cabeça um cavaleiro que carrega, em uma lança, a bandeira nacionalista.

FICHA TÉCNICA - OS PILARES DA SOCIEDADE:

Autor: George Grosz
Onde ver:Staatliche Museen zu Berlin, Alemanha
Ano: 1926
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 2,00 m x 1, 08 m
Movimento: Neue Sachlichkeit (Nova objetividade)

Com Universia Brasil

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