Páginas

sexta-feira, 28 de julho de 2017

MÚSICA NA SEXTA

Egberto Gismonti Amin nasceu em Carmo, RJ, em 1947. Filho de pai libanês e mãe italiana, começou a estudar piano aos cinco anos. Ainda na infância e adolescência, seus estudos no Conservatório Brasileiro de Música já incluíram flauta, clarinete, violão e piano. Interessou-se pela pesquisa da música popular e folclórica brasileira, chegando a passar uma temporada vivendo com os índios no Xingu.

Em 1968, participou de um festival da TV Globo com a canção "O Sonho", defendida pelos Três Morais. Partiu nesse mesmo ano para a França, onde estudou música dodecafônica com Jean Barraqué e análise musical com Nadia Boulanger. Em 1969, lançou seu primeiro disco, Egberto Gismonti.

Nos anos 1970, Gismonti se dedicaria a pesquisas musicais e voltaria-se quase exclusivamente para a música instrumental. No V Festival Internacional da Canção, em 1970, concorreu com "Mercador de Serpentes". A hesitação das gravadoras brasileiras com o seu estilo o levou a procurar refúgio em selos europeus, pelos quais lançou vários álbuns pelas décadas seguintes.

Em 1977 lançou o disco “Carmo”, tendo como primeira faixa a música "Baião Malandro". 


Nota da Redação: Baião Malandro foi cortina do programa Show dos Esportes, na Rádio Gaúcha, que inaugurou um horário até então morto nas "rádias" do sul.

Com Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário