Páginas

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Mexi no vespeiro

Do site G1, São Paulo, em 24/01/2013 09h09

'Mexi no vespeiro', diz produtor após criticar bandas brasileiras

Na quarta-feira, americano afirmou não entender inglês de grupos do Brasil.
Ao G1, Jack Endino falou sobre 'assunto perigoso': 'Pessoas me odeiam'.


O produtor musical americano Jack Endino afirmou estar "muito triste" após causar polêmica nesta quarta-feira (23) por dizer no Facebook que "não entende" o inglês cantando pelas bandas brasileiras.
Ao G1, Endino falou que o assunto "é muito perigoso". Ele, que trabalhou com Nirvana e outras bandas do grunge, afirmou por e-mail ter ficado surpreso com a repercussão. "Nossa! Parece que eu mexi no vespeiro, como costumamos dizer por aqui. Este parece ser um assunto muito perigoso! Cerca de mil pessoas me odeiam agora. Muito triste. Eu amo o Brasil e a música do país", disse.
Entretanto, Endino quis deixar claro que sua opinião a respeito do assunto não mudou. "Ainda acho que estava bem abordando um bom assunto, mas eu apenas não o fiz de um jeito muito bom. O poder da internet. Agora eu sei que as pessoas realmente leem o que eu publico!"
Na madrugada desta quinta (24), Endino voltou a usar o Facebook para explicar melhor o que queria dizer sobre o fato de que bandas brasileiras não deveriam cantar em inglês. "Publiquei de forma emocional, e minha opinião não ficou óbvia. Certo. Isso tudo não é sobre o Brasil. Sei que é apenas rock e que não há regras. Claro, você é livre para cantar em um língua na qual nem todos em seu país conseguem entender. MAS se você não é bom naquela língua, então NINGUÉM irá entendê-lo. Você está cantando para NINGUÉM! Como isso pode ser bom para a carreira de uma banda? Grande parte das bandas já tem problemas suficientes para ganhar reconhecimento em sua própria cidade. Se você acha que sua própria cidade não importa você espera ter sucesso fora de seu país. Não se esqueça que você agora está competindo com milhões de bandas que falam a língua, já moram lá, tocam lá, e você não. Então não dá para que você seja apenas 'bom'. Você precisa ser O MELHOR. Alguém precisava dizer isso, mas eu não disse direito. Agora estou dizendo".
O comentário inicial de Jack Endino foi motivado pela banda brasileira Noyzy, de João Pessoa. Na madrugada desta quarta-feira, Phelipe Andrew, o baixista do grupo, enviou o link de uma música a Endino. Um minuto após escrever a mensagem geral aos brasileiros, o produtor também escreveu a Phelipe: "A música soa bem mas não entendo nada das palavras (em inglês)".
Ao G1, Philipe Andrew falou que a opinião de Endino parecia ter "um toque maldoso e desestimulante para as bandas brasileiras. Nosso conceito sobre ele mudou. Pelo que vi no site oficial dele, ele diz que adoraria trabalhar com bandas que realmente queriam trabalhar com ele. A gente perdeu o interesse nele, agora vamos tentar achar um produtor no mesmo nível”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário