Páginas

quinta-feira, 19 de junho de 2014

ÁLBUM DA QUINTA

TATOO YOU - 1981 - ROLLING STONES

Tattoo You é o décimo sexto álbum de estúdio da banda The Rolling Stones, lançado em 30 de agosto de 1981. Foi o último da sequência de álbuns iniciada com Some Girls, em 1978, e prosseguida com Emotional Rescue, de 1980, que levou o grupo de volta ao auge no mundo da música.

O álbum é majoritariamente composto por sobras de estúdio gravados durante a década de 1970 e contém uma das mais conhecidas canções da banda, "Start Me Up", que atingiu o segundo lugar nas paradas de singles da Billboard.


O álbum provou ser um sucesso comercial e de crítica após o lançamento, alcançando o topo das paradas da Billboard, vendendo mais de quatro milhões de cópias nos Estados Unidos. Foi também o último álbum dos Rolling Stones a alcançar a primeira posição das paradas americanas até o momento, concluindo assim a sequência iniciada em 1971 com Sticky Fingers, na qual todos os álbuns de estúdio não coletâneas lançados pela banda atingiram a primeira posição de vendas nos EUA.

O disco foi originalmente planejado para se chamar simplesmente "Tattoo". Jagger afirma até hoje que não tem idéia de como o "You" foi incluído no título. Essa mudança causou atrito entre ele e Richards, pois Keith suspeitava que Mick tinha mudado o título sem consultá-lo.


Tattoo You é um álbum composto principalmente de sobras de sessões de gravação anteriores, preteridas nas seleções para montagem dos repertórios dos álbuns anteriores. Alguns takes datavam já de praticamente uma década e receberam vocais e overdubs. Apenas duas novas músicas - Neighbours e Heaven - foram compostas para o disco.

Keith Richards comentou, em 1993: "A coisa com Tattoo You não era que tínhamos parado de escrever coisas novas, era uma questão de tempo. Nós concordamos que estávamos pegando a estrada e queríamos viajar apenas depois de gravar. Não houve tempo para fazer um álbum completamente novo e fazer o início da turnê "


As primeiras canções escolhidas para Tattoo You foram "Tops" e "Waiting on a Friend". As faixas instrumentais de ambas as canções foram gravadas e cortadas no final de 1972, durante as sessões de Goats Head Soap, e apresentam Mick Taylor, e não Ronnie Wood, na guitarra. Taylor, posteriormente, exigiu e recebeu uma parte dos royalties do álbum.

O single de "Start Me Up" foi lançado em agosto de 1981, apenas uma semana antes do álbum Tattoo You, tendo uma resposta muito forte, alcançando o top 10 nos Estados Unidos e Reino Unido e número 1 na Austrália. É considerada uma de suas canções mais clássicas e contagiantes, o suficiente para levar Tattoo You para o 1º lugar entre os álbuns mais vendidos nos Estados Unidos por nove semanas, enquanto alcançava o número 2 no Reino Unido. Foi disco de platina quatro vezes nos Estados Unidos. "Waiting on a Friend" e "Hang Fire" tornaram-se Top 20 hits dos EUA também.

Outra demonstração do sucesso instantâneo de "Start Me Up" foi o fato de que, pouco tempo após ser lançada e divulgada entre os fãs, a música já era tão adorada que passou a ser a penúltima a ser executada nos shows ainda naquela turnê - a canção que fechava os shows ainda era "(I Can't Get No) Satisfaction".

Na entrevista à revista Rolling Stone, em 1995, durante a qual editor Jann Wenner classificou Tattoo You dos Stones como seu "álbum mais subestimado", Jagger disse: "Eu acho que ele é excelente. Mas todas as coisas que eu normalmente gosto, ele não têm. Ele não tem qualquer unidade de propósito ou lugar ou tempo."

Em 1989, a revista Rolling Stone classificou o álbum na posição 34 na lista dos 100 melhores álbuns da década de 1980. A mesma revista, em 2003, classificou-o na posição número 211 na lista da revista As 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos


Lado 1
1. Start Me Up – 3:31
2. Hang Fire – 2:20
3. Slave – 4:59
4. Little T&A – 3:23
5. Black Limousine – 3:31
6. Neighbours – 3:31


Lado 2
1. Worried About You – 5:16
2. Tops – 3:45
3. Heaven – 4:21
4. No Use in Crying – 3:24
5. Waiting on a Friend – 4:34

Todas as músicas são de autoria Mick Jagger e Keith Richards, exceto "Black Limousine" e "No Use in Crying". de Jagger, Richards e Ronnie Wood.


Mick Jagger – vocal, backing vocal, guitarra em "Heaven", harmônica em "Black Limousine"
Keith Richards – guitarra, backing vocal, vocal em "Little T&A", baixo
Charlie Watts – bateria
Ronnie Wood – guitarra, backing vocal
Bill Wyman – baixo, guitarra, sintetizador em "Heaven"
Chris Kimsey  piano
Billy Preston  teclados
Ollie E. Brown  percussão. 
Wayne Perkins  guitarra em "Worried About You"
Sonny Rollins  sax

com wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário