Páginas

sábado, 9 de agosto de 2014

ADORAÇÃO DOS PASTORES

O pintor italiano Ghirlandaio - conhecido, inicialmente por Domenico di Tommaso Bigordi, é o autor da obra de arte Adoração dos Pastores. O artista foi o melhor pintor de afrescos da sua geração em Florença e dirigiu um ateliê de sucesso ao lado de seus dois irmãos. O pintor foi mestre, inclusive, de Michelangelo.


Sassetti, em Florença e foi pintada em homenagem ao patrono de Ghirlandaio, Francesco Sassetti. O retábulo é a peça principal de seis afrescos que retratam cenas da vida de São Francisco, protetor dos Sassetti. Ele representa o nascimento de Cristo e sua adoração pelos pastores, acima do qual, na luneta, encontra-se a confirmação da regra da Ordem de São Francisco.
A composição tem muitas influências do norte da Europa, principalmente as flamengas. Isso fica evidente, por exemplo, com o menino nu deitado no chão, que lembra as natividades nórdicas.
Acredita-se que o pastor em primeiro plano seja um autorretrato de Ghirlandio, que se coloca mais perto de Cristo que os seus patronos. Ao apontar para o menino fica representado o milagre do nascimento de Cristo.

Três detalhes de Adoração dos Pastores se destacam:

1. Sarcófago:
 A pintura mostra um sacrófago sendo usado como berço. Nele aparece uma inscrição latina, que termina com a profecia de que "um deus virá à luz".

 2. Pastores:
Os pastores foram pintados baseando-se em um impressionante naturalismo flamento. As mãos revelam um desenho realizado com perícia, bem como uma modelagem habilidosa.

3. Tema paralelo:
É possível identificar no quadro um estranho subtema, no qual um anjo (que lembra, inclusive, Mary Poppins) paira acima dos pastores assustados, enquanto, ali perto, na borda do rochedo, duas pessoas assistem o cortejo que passa ao lado.

Ficha Técnica - Adoração dos Pastores:
Autor: Ghirlandaio

Onde ver: Capela Sassetti, Santa Trinità, Florença, Itália

Ano: 1485
Técnica: Têmpera sobre madeira
Tamanho: 172cm x 172cm
Movimento: Renascimento

Autor: Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário