Páginas

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

MÚSICA NA SEXTA

Boca Livre é um grupo vocal e instrumental formado em 1978 por Maurício Maestro (contrabaixo e vocal), Zé Renato (violão e vocal), Claudio Nucci (violão e vocal) e David Tygel (violão e vocal). Participou, nesse ano, do disco "Camaleão", de Edu Lobo, excursionando com o compositor no Projeto Pixinguinha. 

Seu nome não tem um significado definido, mas talvez seja uma diminuição de "Boca Livre Para Cantar". Sem atrair as grandes gravadoras, o grupo lançou de forma independente, no ano seguinte, o LP Boca Livre, que ultrapassou a vendagem de cem mil cópias, um marco inédito na música independente daquela época, com destaque para as canções "Toada" (Zé Renato, Claudio Nucci e Juca Filho) e "Quem tem a viola" (Zé Renato, Claudio Nucci e Xico Chaves).

Participou, em 1980, do "Show do Primeiro de Maio", realizado no Riocentro. Em junho do mesmo ano, Claudio Nucci desligou-se do grupo, sendo substituído por Lourenço Baeta. Com essa nova formação, o grupo gravou "Bicicleta" (1980), LP independente, que contou com as participações especiais de Tom Jobim e Naná Vasconcelos, lançou o Lp Folia (PolyGram,1982) e Boca Livre (PolyGram, 1983), que tem o grande clássico " Panis Et Circenses", de Gilberto Gil e Caetano Veloso.


Quem tem a viola
Zé Renato, Claudio Nucci e Xico Chaves

Quem tem a viola
Prá se acompanhar
Não vive sozinho
Nem pode penar
Tem som de rio 
Numa corda de metal
Tem o mar num acorde final

Quem tem a viola
Prá se acompanhar
Não vive sozinho
Nem pode penar
Tem tom de roupa
Quando seca no varal
Luz do Sol
Quando cai no cristal

Faz o luar brilhar
E um coração vazio
Voa vadio
Feito uma pipa no ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário