Páginas

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

MÚSICA NA SEXTA

Eumir Deodato de  Almeida nasceu em 1943 no Rio de Janeiro.

Instrumentista, arranjador, compositor, produtor musical, começou a tocar acordeom aos 12 anos de idade. Em seguida, começou seus estudos de piano, orquestração, arranjo e regência.

Em 1959, iniciou sua carreira profissional, apresentando-se em shows de bossa nova ao lado de Roberto Menescal e Durval Ferreira. Escreveu arranjos para os primeiros discos de Wilson Simonal e Marcos Valle.

Em 1964, lançou o LP "Inútil paisagem", com músicas de Tom Jobim.

Em seguida gravou, com Os Catedráticos, os LPs "Impulso! Samba" (1964), "Tremendão" (1964) e "Ataque", neste último registrando canções de sua autoria, como "Ataque" e "Razão de viver" (c/ Paulo Sérgio Valle).

Convidado por Augusto Marzagão, presidiu a comissão de seleção prévia das primeiras edições do Festival Internacional da Canção (FIC), com a responsabilidade de escolher os compositores que se apresentariam no Maracanãzinho (RJ). No II FIC, realizado em 1967, três músicas de Milton Nascimento (com Fernando Brant) foram selecionadas para serem apresentadas no evento ("Travessia", "Maria minha fé" e "Morro velho"), razão pela qual é citado como responsável pelo lançamento do compositor.

Em 1967, mudou-se para Nova York, para escrever arranjos para Luiz Bonfá, e atuou, em seguida, como arranjador do disco "Beach Samba", de Astrud Gilberto.

Foi então contratado por Creed Taylor para trabalhar em discos de outros artistas lançados pela gravadora CTI, como Tom Jobim, Walter Wanderley, Paul Desmond, Aretha Franklin ("Let me in your life"), Frank Sinatra ("Sinatra & Co."), Tony Bennett e Roberta Flack ("Killing me softly", "Chapter" e "Quiet fire"). Atuou também com Wes Montgomery, Ray Bryant e Stanley Turrentine.

Em 1969, lançou, com João Donato, o LP "Donato/Deodato".

Em 1972, gravou o LP "Percepção" e em seguida foi premiado pelas revistas "Billboard", "Cashbox", "Record World" e "Playboy", além de ter recebido um Grammy, na categoria Melhor Performance Instrumental pop/rock, e uma indicação para Melhor Artista Pop.

No ano seguinte, escreveu um arrojado arranjo para "Assim falou Zaratustra", de Richard Strauss (tema musical do filme de Stanley Kubrick "2001: uma odisséia no espaço"), faixa incluída em seu disco "Prelude", que atingiu a marca de cinco milhões de cópias vendidas.

Um comentário: