Páginas

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

ÁLBUM DA QUINTA

DORI CAYMMI - 1980 - DORI CAYMMI

Filho de Dorival Caymmi e de Adelaide Tostes Caymmi (a cantora Stella Maris), irmão de Nana e de Danilo Caymmi, Dori iniciou seus estudos de piano aos 11 anos de idade, com Lúcia Branco e, depois, com Nise Poggi Obino. Foi aluno do Conservatório Lorenzo Fernandez (teoria musical). Mais tarde, estudou harmonia com Paulo Silva e Moacir Santos.


Seu primeiro trabalho como profissional foi acompanhar a irmã Nana ao piano. Suas influências principais foram a música do pai, de João Gilberto, de Tom Jobim e o jazz norte-americano de Nat King Cole, Sarah Vaughan e Ella Fitzgerald. Ainda jovem, começou a compor trilhas sonoras para programas de televisão e peças de teatro. Nos anos 60 foi também produtor, arranjador e diretor musical. Sua atuação como compositor é destacada, e nos festivais dos anos 60 teve músicas defendidas por MPB-4 ("Cantigo"), Nana Caymmi ("Saveiros", com Nelson Motta) e Elis Regina ("O Cantador", com Nelson Motta). 

Nos anos 70, trabalhou com trilhas para cinema e televisão, e na década de 80 dedicou-se mais ao mercado norte-americano, onde passou a trabalhar como arranjador e compositor, radicado em Los Angeles. Sua maneira de tocar violão, com afinações pouco convencionais, e suas harmonias criativas o projetaram internacionalmente. Outros de seus sucessos foram "De Onde Vens" (com Nélson Motta), gravada por Elis e Nara Leão, e "Festa", gravada por Jair Rodrigues, Elis e Sérgio Mendes.


O disco de 1980 é o seu terceiro trabalho fono gráfico solo. O repertório é composta, basicamente, por músicas já gravadas anteriormente por outros artistas. "Alegre Menina" (música de Dori sobre poema de Jorge Amado), por exemplo, fez parte da trilha da novela Gabriela, cantada por Djavan, assim como "Porto", gravada pelo MPB4. "Festa, outra parceria com Nélson Motta, havia sido gravada por Sérgio Mendes, ainda na década de 60.


Lado 1
1 - Guararapes (Dori Caymmi - Paulo César Pinheiro)
2 - Porto (Dori Caymmi)
3 - Alegre menina (Dori Caymmi)
4 - Saveiros (Nelson Motta - Dori Caymmi)
5 - Estrela da terra (Dori Caymmi - Paulo César Pinheiro)

Lado 2
1 - Desenredo (Dori Caymmi - Paulo César Pinheiro)
2 - A porta (Dori Caymmi - Paulo César Pinheiro)
3 - Desafio (Dori Caymmi - Paulo César Pinheiro)
4 - Festa (Nelson Motta - Dori Caymmi)
5 - Tati, a garota (Dori Caymmi - Paulo César Pinheiro)


Dori Caymmi - violão, arranjos, orquestração e regência
Danilo Caymmi - flautas
João Palma - bateria 
Rubinho - bateria 
Luiz Alves - baixo
Ariovaldo Contesini - percussão
João Gomes "Mocotó" - efeitos , percussão
Dazinho - percussão 
Toninho Horta - violão
Wagner Tiso - piano, teclados
Gilson Peranzzetta - piano

Orquestra:
violinos: Pareschi (spala), Vidal, Daltro, Aizik, Marcello, Carlos Eduardo, Walter Hsck, José Lana,Paschoal, Faini, Guettá, Virgilio
violas: Penteado, Stephany, Hidemburgo, Maria Léa
cellos: Iberê Gomes Grosso, Alceu, Iura, Zamith
trompas: Svab, Toninho, Pirulito, José Cândido
flauta: Celso
Clarineta: Botelho
Fagote: Bruno

Nenhum comentário:

Postar um comentário