Páginas

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

COMENTÁRIO

Por Carlos Alberto (Bebeto) Mohr

Muito estranho! Lendo os comentários na ZH hoje pela manhã, descobri que o maravilhoso, espetacular e sonoramente impecável show que assisti ontem foi uma porcaria. Vai entender...

Deixa eu falar do aspecto técnico. Frente do palco, pista Premium, aproximadamente 50 metros de distância.

Abertura: Comunidade Ninjitsu. Som alto, frequências graves (bumbo, surdos da bateria sobrando absurdamente). A velha mania tupiniquim de colocar o bumbo exageradamente alto e com o máximo volume. Ausência da caixa da bateria, que é a peça mais importante na marcação do ritmo. Guitarras presentes, diretamente do palco, um "puta" som, mas ao passar pelo PA, tornavam-se agudas a ponto de doer no ouvido. Frequências "espúrias" sujando o som. Algo como uma foto sem nitidez, borrada. Deixo bem claro que sou fã da Comunidade e digo que eles mereciam um som melhor equalizado.

Segunda banda: Kaiser Chiefs. Som melhor, frequências graves dentro do aceitável, começando a parar de azucrinar. Mais nitidez, melhor separação entre os instrumentos, já se ouvia a caixa da bateria, bem equilibrada. Baixo presente, equilibrado. Volume menor que a primeira banda. Claro, pois um som mais limpo não dá a impressão de "zoeira".

Foo Fighters. Não entendo como dizem por aí que estava ruim. Som completamente limpo (deve ser por isso que a "boiada" disse que estava baixo).  Concordo que a voz do Taylor Hawkins (baterista) deveria estar mais alta. Transparência total entre os instrumentos, ou seja, nenhuma frequência se misturava com a outra, limpeza, nitidez impressionante. 
E olha que não é fácil mixar um grupo que tem TRÊS guitarras "furiosas", pois conforme a região em que são tocadas, muda tudo, ou seja, as guitarras entram no espectro sonoro do baixo, do bumbo e até dos pratos da bateria. 

Haja conhecimento e equipamento para controlar isso tudo. Os técnicos de som, que sempre são esquecidos, no caso da FIERGS, local pouco adequado para esse tipo de espetáculo, fizeram milagres. Estão, junto com Dave Grohl e sua banda, de parabéns! 

Um comentário: