Páginas

sábado, 14 de novembro de 2015

MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA

A pintura Moça com o Brinco de Pérola (Holandês: Het Meisje met de Parel) é uma das obras-primas do pintor holandês Johannes Vermeer. Como o seu nome indica, é utilizado um brinco de pérola como ponto focal. A pintura está no Mauritshuis de Haia. É muitas vezes referido como "a Mona Lisa do Norte" ou "a Mona Lisa holandesa".


Em geral, muito pouco se sabe sobre Vermeer e as suas obras. Esta pintura está assinada como "IVMeer", mas não está datada. Não está claro se este trabalho foi encomendado, e em caso afirmativo, por quem. Em qualquer caso, é provável que não pretenda ser um retrato convencional. Mais recentemente a literatura sobre Vermeer aponta para a imagem de ser um "tronie", a descrição para o holandês do século XVII de que uma "cabeça" não era para ser um retrato. Após a restauração mais recente da pintura em 1994, o esquema de cores subtis e a intimidade da menina olhando para o espectador foi muito aumentado. Não se conhece quem foi a modelo para a pintura.

Seguindo o conselho de Victor de Stuers, que durante anos tentou impedir obras raras de Vermeer de serem vendidas a terceiros no exterior, A.A. des Tombe comprou a obra num leilão em Haia, em 1881, por apenas dois florins e trinta centavos. Na época, a pintura estava em más condições. Des Tombe não tinha herdeiros e doou esta e outras pinturas para o Mauritshuis, em 1902.

Em 1937, uma pintura muito semelhante, "The Smiling Girl" link (pt: A Moça Sorridente), na época também se pensava ser obra de Vermeer, foi doado pelo coleccionador Andrew W. Mellon para a National Gallery of Art, em Washington DC, é agora amplamente considerada como uma farsa. O perito em trabalhos de Vermeer, Arthur Wheelock alegou, num estudo de 1995 que é obra do artista e falsificador do século XX Theo van Wijngaarden, um amigo de Han van Meegeren.

Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário