Páginas

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

MÚSICA NA SEXTA

Elis Regina Carvalho Costa nasceu em Porto Alegre, em 1945.

Em 1959, assinou seu primeiro contrato profissional com a Rádio Gaúcha de Porto Alegre (com a condição imposta pela mãe de que tirasse boas notas no colégio), apresentando-se no "Programa Maurício Sobrinho", de Maurício Sirotsky Sobrinho. 

No ano seguinte, gravou, para a Continental, seu primeiro compacto simples, com as músicas "Dá sorte" e "Sonhando". Em 1961, gravou seu primeiro LP, também para a Continental, "Viva a Brotolândia", produzido por Nazareno de Brito. Foi coroada "Rainha do Disco Clube", com uma grande festa. 

Em 1962, gravou o segundo LP para a Continental, "Poema". No dia 31 de dezembro desse mesmo ano, recebeu, no Salão de Atos da PUC, em Porto Alegre, o prêmio de Melhor Cantora do Ano. Foi crooner do conjunto Flamboyant, nas noites de Porto Alegre. 

No ano seguinte gravou, para a CBS, o LP "O bem do amor", produzido por Evandro Ribeiro. Em março de 1964, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde assinou contrato com a TV Rio, participando do programa "Noites de Gala", ao lado de Marly Tavares, Trio Iraquitã, Jorge Benjor (na época Jorge Ben) e Wilson Simonal. Apresentou-se no Beco das Garrafas, levada por Dom Um Romão. Com o Copa Trio, de Dom Um, participou do show "Bossa Três", no Little Club. Atuou, ao lado de Marly Tavares e Gaguinho, no show "Sósifor", realizado na boate Bottle's, sob a direção de Luiz Carlos Miéle e Ronaldo Bôscoli. 

Em 1970 lança, pela gravadora Philips, Em Pleno Verão. Nesse disco ela canta músicas de compositores como Caetano Veloso, Erasmo Carlos e Roberto Carlos, Gilberto Gil, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, Tim Maia e Jorge Ben, Baden Powell, Paulo César Pinheiro e Nonato Buzar. É desse disco “As curvas da estrada de Santos”.


As Curvas da Estrada de Santos
Roberto Carlos / Erasmo Carlos

Se você pretende saber quem eu sou
Eu posso lhe dizer
Entre no meu carro e na estrada de santos
Você vai me conhecer, "é vai me conhecer"
Vai pensar até que eu não gosto nem mesmo de mim

E que na minha idade só a velocidade
Anda junto a mim
Eu só ando sozinho
E no meu caminho o tempo é cada vez menor
A eu Preciso de ajuda

Por favor me acuda, eu preciso de ajuda
Eu vivo muito só, eu me sinto muito só...
Mais se acaso numa curva eu me lembro do meu rumo
eu piso mas fundo, corrijo num segundo não posso parrar

Eu prefiro as curvas, as curvas da estrada de santos
Onde eu tento esquecer
Um amor que eu tive
E vi pelo espelho na distância se perder

Mas se o amor que eu perdi eu novamente encontrar
As curvas se acabam
E na estrada de santos eu não vou mais passar
Não, não eu não vou mais passar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário