Páginas

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

MÚSICA NA SEXTA

Ivan Conti, o Mamão (bateria), Alex Malheiros (baixo) e José Roberto Bertrami (teclados), conheceram-se no início dos anos 70. Em pouco tempo formariam o grupo Azymuth.

Os músicos inauguraram o Canecão tocando em grupos diferentes e formaram uma banda chamada Grupo Seleção. Tocaram em várias casas noturnas no Rio de Janeiro sua mistura de jazz, samba, funk e rock e passaram a participar de gravações em estúdios com diversos cantores e orquestras. Entretanto, eles não estavam satisfeitos em simplesmente sentar, jogar poker e ensaiar. A recém-formada banda estava disposta a continuar a fazer shows ao vivo e a gravar suas músicas, sempre que possível.

O nome Azymuth foi herdado de uma composição de Marcos e Paulo S. Vale da trilha sonora do filme O Fabuloso Fittipaldi.

Em 1974, "Pela Cidade" entra na trilha sonora da novela O Espigão, com crédito para Bertrami e Conjunto Azymuth. O álbum próprio veio em 1975, com "Linha do Horizonte", o primeiro sucesso. O sucesso se repete em 1976 com "Melô da Cuíca", que vem a ser também trilha sonora de uma novela da Rede Globo (Pecado Capital).

Em 1977, o LP Águia Não Come Mosca, traz outra música conhecida e novamente tema de novela: "Voo Sobre o Horizonte" (As Locomotivas).

Linha do Horizonte foi regravada várias vezes, inclusive por artistas como Guilherme Arantes e Luiz Melodia, mas nenhuma com o destaque da gravação original.


LINHA DO HORIZONTE
Paraná / Paulo Sérgio Valle

É eu vou pro ar no azul mais lindo eu vou morar.
Eu quero um lugar que não tenha dono qualquer lugar.
Eu quero encontrar a rosa dos ventos e me guiar.
Eu quero virar pássaro de prata e só voar.
É aqui onde estou essa é minha estrada por onde eu vou.
E quando eu cansar na linha do horizonte eu vou pousar.

Fonte: http://www.azymuth.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário