Páginas

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

ÁLBUM DA QUINTA

THE SIX WIVES OF HENRY VIII - 1973 - RICK WAKEMAN

The Six Wives of Henry VIII é o título do segundo álbum do tecladista de rock progressivo britânico Rick Wakeman. Lançado em 1973, pela A&M, é considerado como o seu primeiro, já que é nele que o artista iniciou propriamente o seu estilo progressivo e sinfônico. É baseado na história das seis esposas do Rei Henrique VIII: Catarina de Aragão, Ana Bolena, Joana Seymour, Ana de Cleves, Catarina Howard e Catarina Parr.


Wakeman decidiu sobre o conceito em 1972, enquanto viajava pelos Estados Unidos com o Yes. Ao ler um livro sobre as mulheres de Henriqye VIII em suas viagens, as melodias que ele havia composto no ano anterior vieram à sua cabeça. Músicos do Yes e do Strawbs, as bandas das quais participou, aparecem no álbum. O órgão em "Jane Seymour" foi gravado na igreja St. Giles-without-Cripplegate, em Londres.

O álbum recebeu críticas positivas dos críticos de música. Alcançou o número 7 no Albums Chart e número 30 nos EUA Billboard 200 no Reino Unido. Ganhou certificado ouro em 1975 pela Recording Industry Association of America e já vendeu 15 milhões de cópias no mundo todo.


O baixista Chas Cronk recorda que havia uma confusão total durante a gravação. Os músicos não sabiam o que estavam fazendo e não viam como aquele caos pudesse se encaixar. "Mas Rick sabia exatamente o que fazer, embora não tivesse nada escrito", recorda.

Quando a gravação terminou, em outubro de 1972, o custo final havia atingido cerca de £ 25.000 (a gravadora havia disponibilizado 4.000 no início do projeto). A foto da capa foi tirada no Museu Madame Tussauds, em Londres, e a figura de Richard Nixon pode ser vista ao fundo, pois a cortina não foi totalmente fechada.


O álbum recebeu alguma reação negativa após o lançamento. Wakeman lembra que os executivos da A&M diziam que o disco era "invendável". Uma tiragem inicial de 12.500 cópias foi prensada, na esperança de a gravadora recuperar o dinheiro usado para a produção. 

Embora o álbum tenha sido visto por alguns como um dos piores exemplos do gênero rock progressivo, foi muito bem recebido por outros. A revista Time classificou-o como um dos melhores álbuns pop de 1973, descrevendo-o como "um híbrido de rock clássico surpreendente". A Rolling Stone disse que Wakeman teve "uma sensação brilhante para composição impressionista de bom gosto", tendo feito "um álbum extremamente interessante instrumental com uma produção soberba ". Mike DeGange, de Allmusic, descreveu o uso dos sintetizadores como" magistral "e" instrumentalmente impressionante".


Em 1973, Rick Wakeman quis fazer um show sobre o tema do álbum em Hampton Court Palace, um castelo construído por Henrique VIII, e teve seu pedido negado. No final de 2008, ele foi finalmente convidado formalmente pela realeza britânica para celebrar os 500 anos da ascensão de Henrique VIII ao trono inglês. O concerto deu origem ao show "The Six Wives of Henry VIII Live at Hampton Court Palace", lançado em CD, DVD e Blu-Ray em 2009.


Lado 1
1. Catherine of Aragon - 3:45
2. Anne of Cleves - 7:50
3. Catherine Howard - 6:35

Lado 2
1. Jane Seymour - 4:44
2. Anne Boleyn (The day thou gavest lord hath ended) - 6:31
3. Catherine Parr - 7:00


Rick Wakeman - keyboards
Alan White - drums
Barry de Souza - drums
Barry St. John - vocals
Bill Bruford - drums
Chas Cronk - bass
Chris Squire - bass
Dave Cousins - electric banjo
Dave Lambert - guitar
Dave Winter - bass
Frank Riccotti - percussion
Judy Powell - vocals
Laura Lee  - vocals
Les Hurdle - bass
Liza Strike - vocals
Mike Egan - guitar
Ray Cooper - percussion
Steve Howe - guitar
Sylvia McNeill - vocals

Com wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário