Páginas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

MÚSICA NA SEXTA

Hermeto Pascoal nasceu em junho de 1936, em Lagoa da Canoa, AL.

Em 1950, aos 14 anos, estreou com o irmão José Neto na Rádio Tamandaré do Recife, em Pernambuco. Pouco depois de uma frustrada tentativa de se criar o trio "O mundo pegando fogo", que contaria com a participação de Hermeto, seu irmão e Sivuca, os  irmãos transferiram-se para a Rádio Jornal do Commércio. Na nova rádio, entretanto, Hermeto acabou ficando "encostado" por não querer tocar pandeiro. Em 1951, Hermeto já era considerado o melhor acordeonista do agreste. Continuou seus estudos e pesquisas musicais. Em 1956, retornou à Rádio Jornal do Commércio, onde chegou a ser diretor de regional. 

Em 1966, passou a integrar o Quarteto Novo, junto com Teo de Barros, Airto Moreira e Heraldo do Monte, que formavam, até então, o Trio Novo. Nesse período, ficou fora de uma excursão pelo Nordeste patrocinada pela Rhodia, com Geraldo Vandré, Trio Marayá e Trio Novo por restrições do patrocinador à sua aparência física.

Ainda em 1966, passou a companhar Geraldo Vandré em seus shows. Em 1967, teve sua primeira composição gravada, "O ovo", no LP "Quarteto Novo", lançado pela Odeon, primeiro e único disco do grupo, que foi uma experiência de estilização da música nordestina. No mesmo ano, o Quarteto Novo acompanhou Marília Medalha e Edu Lobo na interpretação de "Ponteio", composição de Edu Lobo e Capinam, vencedora do III Festival de MPB da TV Record, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário