Páginas

domingo, 28 de fevereiro de 2016

DO FUNDO DO BAÚ

Casper the Friendly Ghost (no Brasil, Gasparzinho o Fantasminha Camarada) é um personagem norte-americano de desenho animado e história em quadrinhos), da editora Harvey Comics, voltado para o público infantil. Nas suas histórias surgiriam vários oadjuvantes de sucesso, como o Trio Assombrado (os tios malvados do fantasminha), o diabinho Hot Stuff the Little Devil (no Brasil, Brasinha), e a bruxinha Wendy (no Brasil, Luísa, a Boa Bruxinha). O principal desenhista dos quadrinhos de Gasparzinho foi Warren Kremer.


Casper foi criado em 1939 por Seymour Reit e Joe Oriolo para um livro infantil, em 16 de novembro de 1945, o Famous Studios lançou o curta-metragem The Friendly Ghost, primeira animação de Casper.


Gasparzinho é um fantasminha diferente dos outros, pois sempre vai em busca de novos amigos e não gosta de assustar ninguém, para inconformismo dos três tios malvados que moram com ele. Porém, os vivos que se aproximam dele, acabam achando que é um fantasma cheio de más intenções, mas não. Em várias situações, salva vidas e com isso é reconhecido como herói.


De acordo com o filme lançado em 1995, Gasparzinho foi um menino de 12 anos chamado Casper McFadden (interpretado em parte por Devon Sawa), que morreu de pneumonia após brincar até tarde no frio.


No Brasil, Gasparzinho teve uma série de revistas em quadrinhos publicadas pela Editora O Cruzeiro na década de 1960 e outra pela Editora Vecchi, na década de 1970. Em 2010, a Devir Livraria lançou uma versão encadernada de luxo. Em agosto de 2012, volta a ter uma revista mensal pela Pixel Media, linha de histórias da Ediouro Publicações.

Os desenhos do personagem foram produzidos pelo Famous Studios na década de 1940 e pela Harvey Films nos anos 1950 e exibidos pela Rede Record nos anos 1980, pela Globo no ano de 2004.

wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário