Páginas

terça-feira, 15 de outubro de 2013

BIOGRAFIAS II

Ainda sobre as biografias não autorizadas. Ermã me manda texto que saiu na coluna de Reinaldo Azevedo, da revista Veja, informando que foi criada uma página no feicebuque na qual se pretende criar uma biografia não autorizada e não paga de Caetano Veloso.

A iniciativa é válida e criativa, ainda mais que o principal argumento de Paula Lavigne, que preside o coletivo “Procure Saber”, é que os autores de biografias fazem fortunas. (“Coletivo” é outra palavra da moda que merece uma especial atenção...)

Eu não sei se Ruy Castro e Fernando Morais  - pra ficar nos mais notáveis - fizeram fortunas com as biografias que escreveram, que são muito boas e venderam muito bem, mas desconfio que vendem bem tudo o que escrevem.


O que me incomoda nessa iniciativa da biografia de graça, na internet, é que tem um tom de picuinha, de provocação, e não de biografia séria. E claro que não vai séria. O que foi levantado até agora são fotos do Caetano Veloso pelado (foto que já foi até capa de revista), da Paula Lavigne fazendo barraco e coisas desse tipo.

Outra coisa que me incomoda é o fato de que os idealizadores do projeto já criaram outros movimentos desse quilate. E farão outros, tenho certeza. Acabam se tornando aquele tipo de “protestante profissional”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário