Páginas

sábado, 19 de outubro de 2013

PRIMAVERA


A ideia do quadro Primavera, de Giuseppe Arcimboldo, é considerada de grande engenhosidade e deixa clara ainda a habilidade do artista ao realizá-la. Os contemporâneos de Arcimboldo admiravam essas qualidades, no entanto, enxergavam alguns significados profundos - e muito mais sérios - em sua produção artística, já que na época era muito comum tratar assuntos sérios de maneira fantasiosa.



Esse hábito era muito recorrente nas cortes sofisticadas em que o pintor trabalhou. Os imperadores Habsburgos, aos quais Arcimboldo serviu, dominavam vastas áreas da Europa e a arte criada eles rendia tributo ao seu poder, fosse de forma direta ou indireta.

As obras do artista são, de certa forma, alegorias sutis da autoridade e influência desses imperadores. Primavera, por exemplo, é uma das quatro pinturas que representam as estações, encomendadas por Maximilliano II como um presente para Augusto I, eleitor da Saxônia.

Individualmente as pinturas transmitem a ideia de liberalidade dos Habsburgos, enquanto coletivamente elas sugerem que a dinastia vai durar, da mesma maneira que as estações se sucedem em um ciclo interminável.


4 detalhes de Primavera se destacam:

1. Flores em botão:

O rosto de primavera é feito, basicamente, de rosas, o que sugere a beleza e o perfume da juventude. É muito comum representar as quatro estações do ano com idades diferentes, sendo o inverno a mais velha. As flores também são muito utilizadas para simbolizar a passagem do tempo e a incerteza da realização terrena.

2. Cabelo floral:

As flores do cabelo (ou chapéu) de Primavera criam um efeito de tapeçaria. Essa parte do quadro foi pintada de maneira mais delicada do que as flores e folhas da cercadura, que acredita-se terem sido incluídas no século XVII.

3. Íris:

No quadro, Primavera segura um íris. Seu simbolismo, assim como o de outras flores, varia com o contexto e com a "linguagem das flores". Nesse caso existe a possibilidade de o íris aludir à renovação da terra após a fria monotonia do inverno.

4. Verduras:

O ombro e o torso da mulher são feitos de diversas hortaliças. Na arte as verduras têm menos apelo que as flores, e tendem a representar a abundância geral da natureza no lugar de qualidades específicas.

Ficha Técnica - Primavera:
 
Autor: Giuseppe Arcimboldo
Onde ver: Louvre, Paris, França
Ano: 1573
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 76cm x 63,5cm
Movimento: Maneirismo

 

Com: Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário