Páginas

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

CARTA DO PRIMO

Primo manda mail sobre um post do blog.

Querido primo!

Sei muito bem o quanto o blog transparente ou âmbar assumiu seu lado conservador. É por isso que leio o blog todos os dias.

Mas teve seu post sobre o Jaime Lerner e, você sabe, quando me convém eu viro paranaense. Então eu vou falar como paranaense: bom, eu não sei o que motivou as vaias – o porto-alegrense, parafraseando o Nelson Rodrigues, vaia até minuto de silêncio antes do jogo, a gente sabe disso. Se for isso não tem assunto e fecho com o restante do post.

Mas pode ser que não. Por exemplo, se o teu primo porto-alegrense e paranaense estivesse por lá (mas se estivesse em Porto Alegre não perderia meu tempo né??? Iria te convidar para uma rodada no Nicko’s. Por que sempre o mesmo bar e a mesma mesa????? .... ) ele agitaria as coisas, brandindo a Folha de São Paulo na mão (você sabe que me recuso a ler a Zero). Por exemplo: lembraria que foi no governo do Jaime Lerner que ocorreu a  entrada das empresas de pedágio no Paraná – um estrago para quem se desloca. Que Curitiba está a sete mil gessingerianas léguas do que um dia ele sonhou para a cidade (embora eu não acredite que um dia ele tenha sonhado nada para Curitiba e, acrescento, sonho nenhum: pois sonhos não são eventos neurais de alguém que dedicou a vida a política). Que um dia ele teve chance de tornar tudo mais razoável para as pessoas – mas esperou sair da política para nos dar lições de urbanismo.

Vou até além primo. Estas vaias já não têm mais destinatário. A gente vaia o Jaime Lerner, a gente vaia o Tarso Genro (se eu morasse em Poa eu ia todos os dias no Palácio Piratini vaiar o pior governador que já tivemos), a gente vaia porque o governador do Rio anda de helicóptero com a nossa grana, a gente vaia porque a paciência já se foi.

Black blockismo é consequência, não é causa. Black blockismo é o jeito que alguns acharam de dizer “não”. São mais corajosos do que eu, que me limito a descer e buscar a Folha e esbravejar. Eles são equivocados, são retardados. Têm que ser presos, enquadrados. Teve um jeito pacífico, quando tudo começou. Mas acabou porque as pessoas cansaram e deve cansar mesmo ter que protestar todo o dia. Mas ali tava o jeito – e isto se perdeu e agora não volta mais.

Mas eu só queria uma coisa: que a TV desse o mesmo tempo que dão para os Black blocks para os estragos do Congresso – aliás, eles custam mais caro.

Fora os Black blocks!!! Fora Jaime Lerner posando de intelectual do urbanismo!!!! Fora Tarso Genro com sua conversa pretensamente racional e bem pautada!!!!

Primo – você estudou na mesma universidade watersiana em que nos formamos. Você sabe tanto quanto eu da mensagem do Animals: no meio dos cachorros, ovelhas e porcos a única coisa que pode nos salvar é o sentimento. (Defendo a tese de que ele muda a linguagem mas mantém a mensagem no desprezado por você Radio Kaos.) Atualmente, vivendo onde vivemos, só resta a indignação; só não sei se ela - como o Jesus de Radio Waves que você tocou um dia destes no Pauta Extra – pode salvar. Mas dá para nos manter vivos.

Abraços fraternos, primo

Nenhum comentário:

Postar um comentário