Páginas

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

ÁLBUM DA QUINTA

PET SOUNDS - 1966 - THE BEACH BOYS

Pet Sounds é o décimo primeiro álbum de estúdio da banda de rock americana The Beach Boys, lançado 16 de maio de 1966 pela Capitol Records.

Considerado um dos discos mais influentes da música pop, foi classificado como número 1 em várias listas de maiores álbuns de todos os tempos de revistas especializadas, como a New Musical Express, The Times e a revista Mojo. Em 2003, foi classificado como número 2 na lista 500 Greatest Albums of All Time, da revista Rolling Stone.


O verdadeiro catalisador para Pet Sounds foi o LP Rubber Soul, dos Beatles, lançado em dezembro de 1965. Wilson lembrou mais tarde as suas primeiras impressões do álbum inovador:

"Eu realmente não estava completamente pronto para essa unidade. Parecia que todas (as músicas) eram unidas. Rubber Soul era uma coleção de canções que de alguma forma eram unidas como em nenhum álbum já feito antes, e fiquei muito impressionado. Eu disse, ‘É isso'."


Todas as faixas de Pet Sounds foram gravadas ao longo de um período de quatro meses em grandes estúdios de Los Angeles (Gold Star Studios, United Western Recorders e Sunset Sound), com um elenco que incluía alguns músicos conceituados, incluindo o guitarrista de jazz, Barney Kessel, a baixista Carol Kaye e o baterista Hal Blaine. Todas as faixas foram produzidas e arranjadas por Brian Wilson, que também escreveu ou co-escreveu todas as faixas, exceto "Sloop John B."

O álbum inclui duas faixas instrumentais sofisticadas, "Let's Go Away for Awhile" e a faixa-título, "Pet Sounds" (originalmente "Run, James, Run"). O subtítulo de "Let's Go Away For A While" era um bordão de um dos discos favoritos de Brian: John Brent e Del Close How To Speak Hip (1959). Ambos os títulos foram registrados como backing tracks de músicas já existentes, mas Wilson decidiu que as faixas funcionavam melhor sem vocais e assim as deixou. Um terceiro instrumental, chamado "Trombone Dixie", tinha sido completamente gravado, mas ele permaneceu nos cofres até a sua inclusão no relançamento do álbum remasterizado, em 1990.


Brian tinha desenvolvido seus métodos de produção ao longo de vários anos, trazendo-os ao seu auge com a gravação de Pet Sounds, durante o final de 1965 e início de 1966. Sua abordagem foi, em alguns aspectos, um desenvolvimento e refinamento do famoso "Wall of Sound", técnica criada por seu mentor e rival Phil Spector. Na verdade, Wilson declarou que ele nomeou o álbum com as iniciais de Spector. 

Como Spector, Brian Wilson foi pioneiro do conceito de estúdio como instrumento, explorando novas combinações de sons que surgiram a partir do uso de múltiplos instrumentos elétricos e vozes em um conjunto e combinando-os com eco e reverberação. Wilson produziu faixas de grande complexidade com sua equipe regular, conhecidos como "The Wrecking Crew ". Ele frequentemente duplicou baixo, guitarra e teclado, misturando-os com a reverberação e adicionando outros instrumentos pouco usuais.


Lado 1
1. Wouldn't It Be Nice (Wilson, Asher, Mike Love) – 2:22
Brian Wilson e Mike Love nos vocais
2. You Still Believe In Me (Wilson) – 2:30
Brian Wilson nos Vocais
3. That's Not Me (Wilson) – 2:27
Mike Love nos vocais
4. Don't Talk (Put Your Head On My Shoulder) – 2:51
Brian Wilson nos Vocais
5. I'm Waiting For The Day – 3:03
Brian Wilson nos Vocais
6. Let's Go Away for Awhile (Wilson) – 2:18
Instrumental
7. Sloop John B (Wilson) – 2:56
Brian Wilson, Mike Love e Carl Wilson nos vocais

Lado 2
1. God Only Knows (Wilson) – 2:49
Carl Wilson nos vocais,Brian Wilson & Bruce Johnston on the tag
2. I Know There's An Answer (Wilson, Terry Sachen, Mike Love) – 3:08
Mike Love, Al Jardine, e Brian Wilson nos vocais; originalmente chamada "Hang On to Your Ego"
3. Here Today (Wilson) – 2:52
Mike Love nos vocais
4. I Just Wasn't Made For These Times – 3:11
Brian Wilson nos Vocais
5. Pet Sounds (Wilson)– 2:20
Instrumental
6. Caroline, No (Wilson) – 2:52
Brian Wilson nos Vocais


Al Jardine - vocais, percussão
Bruce Johnston - vocais
Mike Love - vocais
Brian Wilson - vocais, órgão, piano
Carl Wilson - vocais, guitarra
Dennis Wilson - vocais, bateria

* Cerca de 60 músicos participaram das gravações, incluindo Barney Kessel, Paul Horn, Jim Horn, Glen Campbel, Al Casey, Carol Kaye e Tommy Tedesco.

wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário