Páginas

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

MÚSICA NA SEXTA

“Dom” Salvador da Silva Filho nasceu em São Paulo, em 1938.

Em 1961, tornou-se conhecido no meio artístico por suas apresentações na boate Lancaster, em São Paulo, ponto de encontro de músicos de jazz. Mudou-se para o Rio de Janeiro, a convite de Dom Um Romão, onde passou a integrar o Copa Trio. Atuou com o grupo no Beco das Garrafas. Acompanhou Elis Regina, Jorge Ben e o festejado Quarteto em Cy.

Em 1965, formou, com Edson Lobo (baixo) e Victor Manga (bateria), o Salvador Trio, com o qual gravou um disco homônimo para o selo Mocambo. Em seguida, formou, com Edison Machado (bateria) e Sérgio Barrozo (contrabaixo), o Rio 65 Trio, com o qual se apresentou em shows e gravou o LP "Rio 65 Trio", lançado nesse mesmo ano.

Em 1966, o trio viajou para a Europa, com Edu Lobo, Sylvia Telles, Rubens Bassini e Rosinha de Valença, apresentando-se em nove países. Devido ao sucesso, o grupo gravou um LP na Alemanha que teve incluída no repertório a música de sua autoria "Meu fraco é café forte". Ainda nesse ano, foi para os Estados Unidos com Chico Batera, Copinha e Sérgio Barroso, apresentando-se em Nova York, Minneapolis e Texas. Algum tempo depois, voltou a Nova York com Elza Soares para um show no Waldorf Astoria Hotel. Nessa ocasião, fez amizade com vários músicos de jazz, como Bill Evans, Thelonious Monk, Sonny Rollyns, Elvin Jones, Hamad Jamal e Charles Lloyd, entre outros.

Em 1970, tocando piano e acordeom, formou o grupo Abolição, com Darci (trompete), Oberdan (sax-tenor e flauta), Serginho (trombone), Lulu (bateria e vocal), Rubão Sabino (contrabaixo), Nelsinho (tumbadora) e a cantora Mariá. Com o conjunto, embrião do movimento Black Rio, gravou, em 1971, o LP "Sangue, suor e raça". Ainda nesse ano, mudou-se para os Estados Unidos, onde vive até hoje.

É desse disco a música “Uma Vida”. 


Uma vida

Arnoldo Medeiros & Dom Salvador

Uma vida, uma vida não é nada
se não tem nenhum amor.
Um sorriso não é um riso,
um sorriso não é preciso
se não tem amor!
Uma casa é tão fria
apenas, apenas uma moradia
sem amor
Eu persigo o meu destino
Meu futuro do inseguro
levando sempre, sempre
a minha dor!
Não descanso, não, eu não desisto,
eu insisto! Eu insisto procurando o amor!

Alegria! Alegria!
É manhã de um novo dia!
Alegria! Alegria!
É manhã de um novo dia!
Alegria! Alegria!
É manhã de um novo dia!

Vou andar onde o amor levar
vou descobrir a vida
vou construir meu lar
eu vou sair de mim
eu quero me encontrar
sei que vou ser feliz
meu dia chegará!

Com Dicionário Cravo Albin
Nota da Redação: Escute o álbum inteiro em um DAS MADRUGADAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário