Páginas

terça-feira, 14 de outubro de 2014

BREGA CHIQUE

Marcondes Falcão Maia nasceu em 1957 em Pereiro, no interior do Ceará, onde morou até os 12 anos em uma casa simples e sem eletricidade. Em 1970 muda-se para Fortaleza para frequentar a escola no colégio Júlia Jorge, na Parquelândia. Aprende o violão junto com os irmãos,e conhece seu futuro parceiro musical Tarcísio Matos.

Ingressa na faculdade de arquitetura ao mesmo tempo em que faz suas primeiras incursões artísticas em festivais e bares de Fortaleza. Com muitos pedidos para gravar um disco, faz o álbum "Bonito, lindo e joiado", lançado de forma independente em 1990. O disco tinha "Canto Bregoriano", que já era um sucesso regional, e "I'm Not Dog No", versão traduzida para o inglês da música "Eu não sou cachorro, não", de Waldick Soriano, "para que as rádios brasileiras dessem atenção à nossa música", já que a ascensão da rádio FM fez a maior parte das estações tocarem só música estrangeira.

Por influência de Raimundo Fagner, que conseguiu uma gravação em fita cassete de um show, chamou a atenção da gravadora BMG. Enquanto "I am Not Dog No" virava seu primeiro sucesso de abrangência nacional, gravou pela BMG o disco "O dinheiro não é tudo, mas é 100%", em 1994. Repetindo a fórmula, o disco tinha a música "Black People Car", traduzindo a letra de outro sucesso brega, "Fuscão Preto", de Almir Rogério. Seu álbum seguinte, "A Besteira é a base da Sabedoria" (1995) se tornou o mais vendido da carreira de Falcão, com 240 mil cópias, alçado pelo sucesso "Hollyday foi muito". Ficou na BMG até 1998, gravando mais dois discos para o selo. Também comandou um programa televisivo, Falcão na Contramão, exibido na Rede Bandeirantes em 1998. Gravou outros vários discos e continua em plena atividade.


No Cume

No alto daquele cume
Plantei uma roseira
O vento no cume bate
A rosa no cume cheira

Quando vem a chuva fina
Salpicos no cume caem
Formigas no cume entram
Abelhas do cume saem

Quando cai a chuva grossa
A água do cume desce
O barro do cume escorre
O mato no cume cresce

Então quando cessa a chuva
No cume volta a alegria
Pois torna a brilhar de novo
O sol que no cume ardia

wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário