Páginas

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

ÁLBUM DA QUINTA

A BAD DONATO - 1970 - JOÃO DONATO

A Bad Donato é um álbum do compositor brasileiro João Donato, gravado em 1970 e tendo como característica a fusão de MPB com jazz, funk rock e eletrônica. Mais tarde, ele revelaria que não sabia o que queria e nem como gravaria, mas teve na época, todo o apoio da gravadora, a Blue Tumb Records.

Em 1970, João Donato – já mais de uma década morando nos EUA (mudou-se para lá em 1959) e com trabalhos com Mongo Santamaria (quando saiu do conjunto foi substituído por Chick Corea), Tito Puente e Cal Tjader – decidiu gravar, em Los Angeles, um disco em que fizesse uma fusão de MPB com jazz, funk rock e música eletrônica.


Donato não sabia o que queria nem como gravaria. Ganhou autorização da gravadora para comprar os instrumentos que achasse necessário e tempo para ficar em casa descobrindo como tirar cada som dos teclados.

Quando entrou nos estúdios, Donato já tinha idéias mais claras. Pretendia usar instrumentos em dupla (duas guitarras, dois trompetes, dois pianos, dois trombones, duas baterias...) e sabia também com quem queria cercar-se: músicos americanos com quem já trabalhara (o saxofonista Ernie Watts, o flautista Bud Shank, o trompetista Jimmy Zito, o clarinetista Don Meza) e velhos parceiros do tempo da bossa nova, como o baterista Dom Um Romão e o violonista Oscar Castro Neves (ambos também morando havia anos nos EUA).

Quando já estava no estúdio, Donato recebeu telefonema de Eumir Deodato que, entusiasmado com o que ouviu, se ofereceu para fazer os arranjos. Foi aceito. Muitos músicos convocados por Donato integraram a orquestra de Stan Kenton, o que de certa forma fechava um ciclo na carreira do músico brasileiro: era Kenton seu modelo de compositor-arranjador quando começou a tirar as primeiras notas do piano, nos anos 40.


Em A Bad Donato, que reúne dez composições próprias e inéditas, ele se mostrava antenado com o que acontecia na época, do psicodelismo ao movimento hippie, do interesse pela astrologia às experiências com o LSD. Basta ver o nome de algumas das composições, como Celestial Showers, Luna Tune (originalmente batizada por Emil Richards como Two After One em referência ao horário que foi gravada) e Straight Jacket. 

O disco também seria um antecipador da onda discoteca, além de servir de modelo para trabalhos posteriores tanto de conterrâneos de João Donato (como o antigo parceiro Dom Um Romão, o percursionista Airto Moreira, o trombonista Raul de Souza e, principalmente, Eumir Deodato, que alcançaria sucesso planetário com sua versão de Also Sprach Zarathustra) quanto de músicos americanos, como o tecladista George Duke, o contrabaixista Stanley Clarke e o vibracionista Cal Tjader.


Lado 1
1. The Frog (A Rã) (João Donato)
2. Celestial Showers (João Donato)
3. Bambu (João Donato)
4. Lunar Tune (João Donato)
5. Cadê Jodel? (The Beautiful One) (João Donato)

Lado 2
1. Debutante's Ball (João Donato)
2. Straight Jacket (João Donato)
3. Mosquito (Fly) (João Donato)
4. Almas Irmãs (João Donato)
5. Malandro (João Donato)


João Donato: órgão, piano
Ernie Watts, Jack Nimitz, Bill Hood, Don Menza: clarinete
Pete Candoli, Conti Candoli, Jimmy Zito: trompete
Jimmy Cleveland, Ken Shroyer: trombone
Bud Shank: flauta
Oscar Castro Neves: violão
Warren Klein: guitarra
Chuck Domanico: baixo
Mark Stevens, Paulinho Magalhães, Dom Um Romão: bateria
Joe Porcaro, Emil Richards: percussão


br-instrumental.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário