Páginas

domingo, 6 de dezembro de 2015

DO FUNDO DO BAÚ

Supermanoela foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo entre 21 de janeiro de 1974 e 5 de julho de 1974 às 19 horas, substituindo Carinhoso e sendo substituída por Corrida do Ouro. Escrita por Walther Negrão e dirigida por Gonzaga Blota e Reynaldo Boury, contou com 137 capítulos. Produzida em preto-e-branco, foi a 13ª "novela das sete" exibida pela emissora.


No Rio de Janeiro, depois de um longo período sob cuidados médicos, sendo submetido a caros tratamentos, Donato Mendes, funcionário de uma fábrica de cosméticos, morre de uma doença rara. Sua família - formada pela viúva Carolina, pelo pai Nicolau e pelas filhas Regina e Sílvia - passa a enfrentar sérias dificuldades financeiras se vendo obrigada a demitir a doce e dedicada empregada Manoela e o pai dela, o jardineiro Seu Julião. Manoela, no entanto, não aceita a demissão e se oferece para trabalhar de graça, tornando-se uma mistura de anjo da guarda, conselheira e administradora da casa. Além de lavar, passar, cozinhar, fazer faxina e ajudar a pagar as dívidas costurando para fora, Manoela vive tentando levantar o ânimo dos moradores do casarão. Para conseguir pagar a hipoteca da casa, ela sugere que Dona Carolina alugue dois dos quartos vagos.


Os novos inquilinos são quatro estudantes de diferentes estados recém-chegados ao Rio para tentar o vestibular. Os amigos conhecem, no cursinho pré-vestibular, o bonachão Marcelo, conhecido como "Marcelo, o Belo", um homem de 40 anos, solteirão que ainda mora com a mãe, a simpática Dona Cibele, e que já prestou vestibular nove vezes para diferentes faculdades, porque sempre mudava de curso. Frequentando o casarão onde os rapazes se instalaram, acaba conhecendo e se apaixonando por Manoela. O envolvimento amoroso de ambos acaba proporcionando a Manoela esquecer um pouco os problemas alheios e viver a própria vida.

O tema de abertura, Supermanoela, de Betinho, figura carimbada nas trilhas de novelas da Globo, é interpretado pelo autor.


Marília Pêra - Manoela
Paulo José - Marcelo
Carlos Vereza - Solano
Antônio Pedro - Francisco (Chico)
Fausto Rocha - Gabriel
Carlos Alberto Riccelli - Ribamar
Carmen Monegal - Sílvia Mendes
Irene Stefânia - Laurita Bueno
Zezé Motta - Doralice
Gracindo Júnior - Mário
Suzana Gonçalves - Regina Mendes
Roberto Pirillo - Paulo
Lúcia Alves - Raquel
Rogério Fróes - Kico
Diana Morel - Tereza
Apolo Correia - Seu Felipe
Margarida Rey - Dona Lígia
Jorge Botelho - Luiz (Lula)
Kátia D'Angelo - Roseli
Vinícius Salvatori - Tiago
Teresa Cristina Arnaud - Kate
João Signorelli - Fernando
Ada Chaseliov  - Marlene
Urbano Lóes - Seu Julião
Rosita Thomaz Lopes - Dona Cibele
Manfredo Colassanti - Seu Nicolau Mendes
Rubens de Falco - Delegado Diógenes
Daisy Lucidi - Maria Elvira

Nenhum comentário:

Postar um comentário