Páginas

domingo, 13 de dezembro de 2015

DO FUNDO DO BAÚ

From Here to Eternity, no Brasil A Um Passo da Eetrnidade, é um filme de 1953 dirigido por Fred Zinnemann com roteiro baseado em livro de James Jones. O filme relata histórias de soldados em um campo do exército americano no Havaí às vésperas do ataque japonês a Pearl Harbor. 



O filme centraliza as ações acompanhando os conflitos de três militares da base: o sargento Warden, que tem um caso com Karen Holmes, esposa de seu superior imediato, e que vive um conflito entre assumir publicamente sua relação com Karen (o que ele quer) apesar de, para isso, ter que optar por uma carreira de oficial do exército (o que ele não quer); o soldado Prewitt, transferido para a base por ser famoso como lutador de boxe e que, devido a um trauma antigo, abandonou os ringues e é por isso perseguido por seu capitão e por outros soldados a mando deste, que o querem na equipe de boxe do pelotão; o soldado Angelo Maggio, de origem italiana e temperamento esquentado, que tem um forte atrito com o sargento "Fatso", da prisão da base, e que, ao ser preso por insubordinação, fica nas mãos de seu inimigo declarado.



Burt Lancaster .... sargento Milton Warden
Montgomery Clift .... Robert E. Lee "Prew" Prewitt
Deborah Kerr .... Karen Holmes
Donna Reed .... Alma Burke
Frank Sinatra .... Angelo Maggio
Philip Ober .... capitão Dana Holmes
Mickey Shaughnessy .... Leva
Harry Bellaver .... Mazzioli
Ernest Borgnine .... sargento james "Fatso" Judson
Jack Warden .... cabo Buckley
John Dennis .... sargento Ike Galovitch
Merle Travis .... Sal Anderson
Tim Ryan .... sargento Pete Karelsen
Arthur Keegan .... Treadwell
George Reeves .... sargento Maylon Stark


Venceu na categoria de melhor filme, melhor diretor, melhor ator coadjuvante (Frank Sinatra), melhor atriz coadjuvante (Donna Reed), melhor edição, melhor fotografia preto e branco, melhor roteiro adaptado e melhor som. Indicado nas categorias de melhor ator (Burt Lancaster e Montgomery Cliff), melhor atriz (Deborah Kerr), melhor trilha sonora e melhor figurino - preto e branco.

No Globo de Ouro 1954 (EUA) venceu nas categorias de melhor diretor e melhor ator coadjuvante (Frank Sinatra). No Festival de Cannes 1954 (França) recebeu um prêmio especial. Foi indicado ao Grande Prêmio do Festival. No BAFTA 1954 (Reino Unido) venceu na categoria de melhor filme de qualquer origem. No NYFCC 1953 (New York Film Critics Circle Awards, EUA) venceu nas categorias de melhor ator (Burt Lancaster), melhor diretor e melhor filme.



A atriz Joan Crawford recusou-se a participar do filme por ter odiado os figurinos.
From Here to Eternity foi o primeiro de três filmes em que os atores Deborah Kerr e Burt Lancaster atuaram juntos.

O ator Eli Wallach tinha aceitado o papel de "Angelo Maggio", mas mudou de ideia por ter preferido atuar na peça teatral da Broadway, Camino Real, produzida por Elia Kazan. O filme The Godfather (1972) explora a história, mostrando que na verdade o ator teria sido "convencido" pela máfia a desistir do papel, para que Frank Sinatra pudesse interpretá-lo em seu lugar, pois na época o cantor estava em baixa.

Foi feita uma refilmagem para a televisão americana, no formato de minissérie, em 1979.
Contrariando todas as previsões, a Academia não deu o Oscar de melhor ator a Clift, preferindo premiar William Holden por Stalag 17.


wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário