Páginas

domingo, 31 de julho de 2016

A MAJA NUA

A obra romântica A Maja Nua faz par com A Maja Vestida, pintada dois anos depois e é uma das obras mais célebres de Francisco Goya, sendo conhecida também como A Cigana.


O quadro retrata uma mulher nua que parece consciente e satisfeita com as suas formas. Existem rumores de que a figura retratada seja a Duquesa de Alba, mas não existem informações comprovadas de que este seja o rosto da duquesa.

Outro rumor sobre a obra surgiu devido à rapidez com que Goya pintou os dois quadros, A Maja Nua e A Maja Vestida. Conta-se que o Duque de Alba soube que sua esposa seria retratada nua pelo pintor e ameaçou matá-lo. Goya supostamente teria trabalhado na Maja Vestida durante a noite para apresentá-la ao duque enfurecido.

2 DETALHES DE A MAJA NUA SE DESTACAM:

1. A luz
Goya optou por utilizar um fundo escuro e retratar o corpo da mulher iluminado, sendo essa a única fonte de luz da pintura. Esse detalhe mostra que o pintor pretendia ressaltar as formas da suposta Duquesa de Alba, sendo esse o ponto de atenção para o apreciador.

2. O olhar
A mulher retratada tem um olhar que acompanha o apreciador e parece desafiá-lo a olhar as suas formas. Ela parece satisfeita com a sua aparência e expressa toda a sensualidade que Goya pretendia que a combinação do seu olhar e sorriso demonstrasse.

FICHA TÉCNICA - A MAJA NUA:

Autor: Francisco Goya 
Onde ver: Museu do Prado 
Ano: 1797 - 1800 
Técnica: Tinta a óleo 
Tamanho: 97 cm x 190 cm 
Movimento: Romantismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário