Páginas

quarta-feira, 27 de julho de 2016

CRIATURAS QUE O MUNDO ESQUECEU

Zé Geraldo nasceu em Rodeiro, interior de Minas Gerais. Aos 18 anos, mudou-se para São Paulo, a fim de estudar e trabalhar. Em 1966, foi para Santos, onde conheceu uma banda de baile chamada The Black Cats, posteriormente Blow Up, da qual passou a fazer parte, cantando em inglês.

Por volta de 1970, gravou três compactos e um LP pela gravadora Rozenblit. Conheceu o trio The Snacks (formado por Edson Trindade, Altair e Fernando), com os quais passou a morar. Nesta época, o cantor Tim Maia também residia com os quatro.

No ano de 1978, após insistência de sua esposa, inscreve uma música no festival promovido pela Ericsson, em São Paulo. Alcança o primeiro lugar e é visto pelo produtor Romeu Giosa, com o qual tenta entrar em contato, porém, sem sucesso. Um mês depois, participa do Festival de Ilha Solteira com a canção "Promessas de um idiota as seis da manhã", de onde saiu vitorioso. Durante este festival, conheceu o compositor Lúcio Barbosa, segundo colocado. Lúcio então lhe mostrou a música "Cidadão". Zé Geraldo ao ouvir essa canção, se emocionou e pediu para que o deixasse gravá-la, pois já estava em negociação com a gravadora CBS. Através dela foi reconhecido nacionalmente e até hoje, esta música segue sendo sua marca registrada. Romeu Giosa, então produtor da gravadora, o convidou para gravar o primeiro disco ("Terceiro Mundo", lançado em 1979).


Em 1980, participa do festival MPB Shell com a música Rio Doce, e é elogiado por Luiz Gonzaga pela composição. No ano seguinte, participa do mesmo Festival, realizado pela Rede Globo, colocando "Milho aos Pombos" nas finais, e tendo a partir de então ainda mais reconhecimento popular devido ao grande alcance do evento.

Por ser fiel ao seu estilo musical, abandonou as grandes gravadoras e tornou-se artista independente. Em meados dos anos 80, apresentou-se no Sesc Pompéia em São Paulo, e percebe que o seu público é fiel e uma grande parcela dele é também fã do compositor Raul Seixas, o qual considera o maior mito da música brasileira. Sua esperança renasce, as dúvidas desaparecem e ele continua a carreira. O LP "Poeira e Canto - Ao Vivo" , gravado em 1987 e lançado em 1988, foi seu primeiro trabalho longe de grandes gravadoras.

wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário