Páginas

quinta-feira, 22 de maio de 2014

ÁLBUM DA QUINTA

BROTHERS IN ARMS - 1985 - DIRE STRAITS

Brothers in Arms é o quinto álbum de estúdio da banda inglesa Dire Straits, lançado em 1985. O álbum foi um marco na indústria fonográfica, sendo um dos pioneiros no processo de gravação, mixagem e masterização totalmente digitais. Faz parte da lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.


Brothers in Arms foi gravado entre novembro de 1984 e março de 1985, no AIR Studios , na ilha de Montserrat , um território ultramarino britânico no Caribe. O álbum foi produzido por Mark Knopfler e Neil Dorfsman. A decisão de avançar para a gravação digital veio da busca constante de Knopfler por uma melhor qualidade de som. "Uma das coisas que eu sempre respeitei nele", disse Dorfsman, "foi o seu interesse na tecnologia como um meio de melhorar a sua música. Ele estava sempre disposto a gastar em equipamentos de alta qualidade". Brothers in Arms foi um dos primeiros álbuns a serem direcionados para o mercado de CD.


A gravação contou com Knopfler (guitarra), John Illsley (baixo), Terry Williams (bateria), Alan Clark (piano e Hammond B3) e Guy Fletcher, que era novo na banda e tocou um equipamento synth, que consistia de um enorme Yamaha DX1 , um par de teclados Roland e um Synclavier.

Durante a gravação de "Money for Nothing", o som característico da guitarra de Knopfler foi reforçado por um "acidente feliz" na colocação dos microfones. Knopfler estava usando uma Gibson Les Paul com um amplificador Laney. Knopfler queria um som " ZZ Top", mas antes que o restante dos microfones fossem colocados o engenheiro ouviu o som e registrou-o, e foi exatamente o que acabou indo para o disco.


Brothers in Arms foi o primeiro álbum a vender um milhão de cópias no formato CD e vender mais que sua versão LP. Em 1986, ganhou dois Grammy Awards e também ganhou o prêmio de Melhor Álbum Britânico no 1987 Brit Awards . Em 2000, a Q magazine colocou o álbum no número 51 em sua lista dos 100 Maiores Álbuns britânicos de todos os tempos. Em 2003, foi classificado como número 351 na Rolling Stone, na lista da revista dos "500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos".


Lado 1
1. So Far Away   03:59
2. Money for Nothing (Mark Knopfler, Sting) 07:04
3. Walk of Life   04:12
4. Your Latest Trick   04:46
5. Why Worry   05:22

Lado 2
1. Ride Across the River   06:58
2. The Man's Too Strong   04:40
3. One World   03:40
4. Brothers in Arms   07:00


Mark Knopfler - guitarras, vocais, produção
John Illsley - baixo, vocais
Alan Clark - teclados
Guy Fletcher - sintetizador, backing vocals
Omar Hakim - bateria
Terry Williams - bateria
Músicos adicionais
Michael Brecker - saxofone tenor
Randy Brecker - trompete
Malcolm Duncan - saxofone tenor
Neil Jason - baixo
Tony Levin - baixo
Jimmy Maelen - percussão
Michael Mainieri - vibrafone
Dave Plews - chifre
Jack Sonni - guitarra
Sting - backing vocals
Neil Dorfsman - produtor, engenheiro

wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário