Páginas

segunda-feira, 12 de maio de 2014

DIA DAS MÃES

Se você, mãe, mulher moderna, quer ler mais alguma coisa elogiando a maternidade, as mães e sua vida em especial, pule esse post. Escute o clássico de hoje. Tá bem bacana.

Ouvi no rádio ontem (11/05/2014, dia das mães) coisas no seguinte sentido: “Não deixe sua mãe ir para a cozinha hoje”. Sempre salientando que no dia delas, entre os variados mimos que devem receber, elas não devem ir para a cozinha preparar o almoço de domingo. E a admoestação não vinha de donos de restaurantes.

Duas considerações a respeito. Primeiro: tem gente que não percebe que o mundo está mudando. A maioria das cozinhas que eu conheço são gerenciadas por homens. No caso das famílias, pelos maridos. Nenhum desdouro, nenhum mérito. 

Grande parte das mulheres atualmente não só não cozinha como tem algum orgulho disso. Entre essas mulheres, mães. Foi-se o tempo da piada clássica da disputa pelo controle remoto da TV, quando os homens queriam assistir ao futebol e as mulheres à novela. Ou seja, os papéis dentro de casa não estão muito definidos. E tenho a convicção de que dentro de quatro ou cinco gerações os homens começarão a amamentar. A engrenagem tem que girar, não interessa como.

Outra coisa, será que cozinhar para a família no dia das mães é um fardo, um castigo assim tão terrível? Pois se é no dia das mães, também é nos outros dias. Eu, de minha parte, não gosto de ver ninguém contrariado.

É claro que falo do mundo da classe média confortável, que é um mundo meio diferente dos outros. Mas é onde as coisas sempre começam.

Para mães que chegaram até aqui, que fizeram ou não o almoço ontem, um sincero e fraternal abraço atrasado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário