Páginas

quarta-feira, 28 de maio de 2014

CRIATURAS QUE O MUNDO ESQUECEU

Paulo Roberto Tadeu de Sousa, o Bebeto, nasceu em São Paulo, em 1953. Começou a carreira cantando grandes sucessos da MPB. Conviveu com alguns nomes fundamentais do samba-rock e do swing, entre eles, o cantor, compositor e guitarrista gaúcho Luís Vagner e o percussionista paulista Branca di Neve. Chamou a atenção da gravadora Som e foi contratado, lançando vários LPs sob o selo Copacabana.

Lançou seu disco de estreia, "Bebeto", em 1975. Nesse disco já define bem seu estilo: um som muito pontuado pelos arranjos de metais, pela sessão de percussão e pelo violão. Há letras bem curiosas como "Adão, você pegou o barco furado" e "Poderoso Thor", ambas de sua autoria. Ainda nesse disco, ele gravou um de seus maiores sucessos, "Segura a nêga", sua primeira parceria com Luís Vagner. Nesse mesmo disco, aparece "Esse crioulo por você se fez poeta", composição do cantor e compositor mineiro Wando, até então um desconhecido sambista.

Em 1977, seu segundo disco, "Esperanças mil", traz composições de uma dupla que seria constante em seus LPs e fornecedora de sucessos imortais: Bedeu e Alexandre, egressos do grupo Pau Brasil, de Porto Alegre.


Em 1978, com o disco Cheio de Razão, começou a se popularizar especialmente no Rio de Janeiro. A faixa "A beleza é você, menina", que abre o disco, é seu maior sucesso e sua música mais conhecida e executada até hoje. "Minha preta" é outra faixa de sucesso de Bedeu e Alexandre, também muito pedida nos shows. Com esse disco, ele começa a ser conhecido pelos inúmeros shows em bailes suburbanos. Continua em atividade, mas sem a visibilidade que tinha até a década de 80.

wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário