Páginas

domingo, 26 de janeiro de 2014

DO FUNDO DO BAÚ

Francisco Petrônio, nome artístico de Francisco Petrone, nasceu em São Paulo em 1923 e morreu no Rio de Janeiro em 2007. Era filho de imigrantes italianos e começou a cantar ainda criança.

"Quando eu era criança, meu pai chamava amigos e companheiros e me colocava sobre uma cadeira para que eu cantasse. Ser cantor era um sonho de criança que apenas em 1961 tornou-se realidade. Eu era taxista e costumava cantar enquanto dirigia. Numa dessas corridas um passageiro e cantor chamado Nerino Silva gostou de minha voz e me levou para fazer um teste na TV Tupi. Cantei, e o Cassiano Gabus Mendes, que na época era diretor artístico da emissora, gostou da minha voz e me contratou para a Rádio e a TV Tupi".


Em 1964 gravou a música "Baile da Saudade", que marcou sua carreira e bateu recordes de vendas. Na televisão, em 1966, Petrônio criou o programa "Baile da Saudade", apresentado na TV Paulista - atual Rede Globo -, aproveitando a boa receptividade da música que levava o mesmo nome. Posteriormente, passou por várias emissoras brasileiras, como Band, Gazeta, com o programa "Trasmontano em Família", Cultura, com "Festa Baile", Record, com "O Grande Baile" e Rede Vida, com o programa "Cantando com Francisco Petrônio".

Em 46 anos de carreira, gravou cerca de 750 músicas e teve lançados 55 discos e CD´s, entre gravações solo, participações especiais e regravações.

wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário