Páginas

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

ÁLBUM DA QUINTA

MACHINE HEAD - 1972 - DEEP PURPLE

Machine Head é o sexto álbum de estúdio da banda britânica de rock Deep Purple. Foi gravado no Grand Hotel de Montreux, na Suíça, em dezembro de 1971, no estúdio móvel dos The Rolling Stones, e foi lançado em março de 1972 nos Estados Unidos pela Warner Bros. Records.


O álbum é frequentemente citado como um dos mais influentes no desenvolvimento do heavy metal como gênero musical, e é uma das gravações mais bem-sucedidas da banda, liderando as paradas de sucesso em diversos países depois de seu lançamento. Em 2001, a revista Q o classificou como um dos "50 álbuns mais pesados de todos os tempos".


As condições nas quais as gravações originais foram feitas são um tanto extraordinárias. Após contratar o equipamento do Rolling Stones Mobile One, estúdio móvel dos Rolling Stones, a banda gravou todas as faixas nas instalações de um hotel de Montreux, sem overdubs. A letra de "Smoke on the Water" menciona o fato, e a citação "Frank Zappa and the Mothers" se refere ao show de Zappa num cassino vizinho, que se incendiou alguns dias antes do início das sessões de gravação.

Machine Head atingiu o primeiro lugar nas paradas britânicas no prazo de sete dias de seu lançamento, permanecendo lá por duas semanas antes de voltar em maio para mais uma semana. Nos Estados Unidos, o álbum alcançou o número sete, permanecendo nas paradas por dois anos.




Lado 1
1. Highway Star - 6:05
2. Maybe I'm a Leo  - 4:51
3. Pictures of Home  - 5:03
4. Never Before - 3:56

Lado 2
1. Smoke on the Water  - 5:40
2. Lazy - 7:19
3. Space Truckin - 4:31

Todas as canções foram compostas por Ritchie Blackmore, Ian Gillan, Roger Glover, Jon Lord e Ian Paice.


Ian Gillan - vocal
Ritchie Blackmore - guitarra
Jon Lord - teclado
Roger Glover - baixo
Ian Paice - bateria

wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário