Páginas

quinta-feira, 20 de março de 2014

A CRÔNICA DO CAJO

Coisas de estrada

No caminho para Santa Cruz do Sul, na manhã de hoje, dois fatos, aparentemente sem ligação, ocorreram. Aparentemente. 

Por volta das 9 horas, estou passando em frente ao posto da Polícia Rodoviária Estadual, em Taquari. Ali, a velocidade é de 40 km/h. Estou nessa velocidade e vejo, no acostamento, saindo do posto, uma viatura. Ela continua no acostamento e eu penso que vão me deixar passar para depois ingressar na rodovia. Em se tratando de nossa PRE, é esperar demais. Diversas vezes comigo, e por relatos de amigos, demonstraram prepotência.

Simplesmente após eu passar o posto, a viatura entrou na estrada, na minha frente, sem dar sinal (vão se multar?) e passou a andar entre 40 e 50 km/h. Logo em seguida ao posto, cerca de 100 metros à frente, há uma placa sinalizando 80 km/h. Bem, eles continuaram na mesma velocidade por cerca de 1 km, quando pude ultrapassar, sinalizando a ultrapassagem e a volta à pista em que estava. Prudentemente, não fiz nenhum sinal ou gesto demonstrando indignação, sabedor que sou da ignorância (pejorativamente falando) de pessoas que se "acham" porque estão travestidas de defensores da lei, no caso, nas estradas. Passei e fui embora, cuidando para não exceder a velocidade. É possível que nesse momento os dois ocupantes da viatura tenham se felicitado por ter atrapalhado a vida de outro trouxa que anda pelas estradas. Não duvidem.

Cerca de meia hora mais tarde, tem início o programa Polêmica, da Rádio Gaúcha, apresentado por Lauro Quadros. O apresentador anunciou que o programa do dia seria sobre os acontecimentos nos países bálticos e que envolviam a Rússia, a União Europeia e os EUA, além da Ucrânia. Sr. Lauro Quadros, os países bálticos são Letônia, Estônia e Lituânia e estão localizados para o norte da Ucrânia e Crimeia, que não são, obviamente, países bálticos. Ucrânia e Crimeia (uma península) estão no Mar Negro, e os países bálticos, no Mar Báltico. Como estava chegando em Santa Cruz do Sul, desliguei o rádio e não fiquei sabendo se ele se retratou ou se algum convidado o corrigiu.

Ora, se o radialista desconhece quais são os países bálticos, ele ignora a verdade. Creio ter sido um deslize involuntário. Como o acontecido com o Galvão Bueno numa das corridas de Fórmula Um, no ano passado ou em 2012, não lembro ao certo, em que ele disse que uma das etapas no Oriente Médio havia sido cancelada devido a problemas políticos no país, e completou dizendo que devíamos respeitar as etnias locais, no caso xiitas e sunitas. Não é demais? Mas, como aconteceu com o Lauro Quadros, foi apenas um deslize. Uma ignorância tolerada. Já com os patrulheiros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário