Páginas

quarta-feira, 19 de março de 2014

A VOLTA DO VILÃO

O vilão do momento – de novo  é a água mineral. Há pouco tempo foi por causa do sódio. 

Segundo relatos da época, uma garrafa de água faria mais mal para o organismo, por causa do sódio, do que quilos e quilos de Elma Chips temperado com tabletes de caldo de carne e passados na manteiga. Agora, a bronca é por causa do bisfenol, substância química que entra na composição de alguns plásticos. A “denúncia” ressurgiu das cinzas, pois pelo ano de 2007 já se falava nisso.

Pelo que entendi, quando o plástico da garrafa esquenta, uma quantidade desse produto é liberada, o que contaminaria a água. As consequências para o corpo seriam dores de cabeça e algumas outras moléstias. Até “comportamento sexual estranho” achei numa rápida pesquisa pela internet. (O que explica muita coisa por aí, você deve estar pensando.) 

Mamadeiras e aqueles potes que vão no micro-ondas também possuem o tal composto. Mas, por algum motivo, ninguém encrencou com eles. Garrafas de refrigerante também contém o malvado bisfemol.

Não tenho nenhum laudo técnico, mas acredito que a água do DMAE (no caso dos muilealevalerosenses) é tratada e de boa qualidade. O problema são os encanamentos e caixas d’águas dos prédios. Eu já vi bastante coisa na do meu prédio. Prefiro o sódio e o bisfenol.

Mas parece que já vejo a cena. Domingo, no brique. Sujeito fumando um free light nega um gole de água mineral que lhe é oferecido com ar blasé: “Obrigado. Bisfenol não, isso mata.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário