Páginas

terça-feira, 24 de setembro de 2013

BREGA CHIQUE

Odair José de Araújo (Morrinhos, 16 de agosto de 1948) começou como crooner, na adolescência, até os 17 anos, quando começou a compor. Nos anos 70, suas composições tiveram influências da música caipira americana. Excursionou pelo country de raiz de Hank Williams e Johnny Cash em seus primeiros discos. Em 1972, sua música "Cristo quem é você", foi gravada pelo próprio Odair José, com arranjos de Zé Rodrix e com a participação do Som Imaginário. Cinco anos depois, fez uma ópera-rock na música "O Filho de José e Maria", chegando a ser rotulado como o "Bob Dylan Brasileiro".

A partir dos anos 70, consagrou-se no estilo que, mais tarde, seria rotulado de brega, com forte apelo popular. Sua canção "Uma Vida Só", conhecida popularmente pelo refrão "pare de tomar a pílula", foi censurada pelo governo brasileiro pelo suposto entendimento de que a canção fazia propaganda contrária à distribuição das pílulas para o controle de natalidade.

Foi um dos compositores de maior sucesso da música brasileira e um dos mais censurados pela ditadura, por causa de suas canções de forte apelo social. Hoje, é considerado cult.

A música Eu Tenho, de Rossini Pinto, foi gravada no LP Odair José, de 1970 (CBS).


Eu tenho
Um quadro todo moderninho
Que foi pintado com carinho
Presente de um amigo meu

Eu tenho
Uma jaqueta tão surrada
Que há tanto tempo está guardada
Mas hoje à noite vou usar
Eu tenho, a solidão maior do mundo
Uma saudade que me adora
E não me deixa sossegar
Eu tenho, tanta vontade de chorar
Uma tristeza permanente
Eu tenho tanto amor pra dar

Eu tenho
O meu diário tão amigo
Pois ele sempre está comigo
Lembrando tudo o que passou

Eu tenho
Uma lembrança de tão longe
Foi quando conheci um monge
E um talismã ele me deu

Eu tenho, a solidão maior do mundo
Uma saudade que me adora
E não me deixa sossegar

Eu tenho, tanta vontade de chorar
Uma tristeza permanente
Eu tenho tanto amor pra dar.


(wikipedia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário