O primeiro investimento que fiz, com o advento do CD, foi importar a caixa completa da Mahavishnu Orchestra, para substituir meus desgastados LPs. De quebra, veio o que foi lançado por último, "Between Nothingness & Eternity" (com um "pequeno" atraso de 25 anos, pois a master estava perdida em um depósito - Abbey Road - e foi encontrada durante uma "faxina").
É curiosa a história do disco. Foi a terceira gravação (estúdio) da formação original. Após gravar (em Londres), eles se apresentaram no Central Park (1973) com as músicas novas, apresentação essa que foi gravada e lançada. Logo, a banda, temporariamente, parou. Saíram Cobham, Laird (atualmente, um renomado fotógrafo em Nova York) Godman e Hammer. Ou seja, a banda toda. Nessa mudança, deixaram de lado o trabalho de estúdio, que acabou caindo no esquecimento. Se não me engano, o lançamento dessa raridade foi em 1998 (ou seria 1999?).
É muito interessante escutar os dois. As mesmas músicas, com o fator adrenalina (ao vivo) diferenciando as execuções.
PS: Meu favorito da coleção é "Visions of the Emerald Beyond"! Realmente, meu disco de cabeceira. Que, de jeito nenhum, eu levaria para uma ilha deserta, pois de que me serviria... sem aparelho, sem eletricidade...???
