Páginas

sábado, 5 de agosto de 2017

A MORTE DE SARDANAPALO

A pintura A Morte de Sardanapalo, de Èugene Delacroix, apresenta uma avalanche de cores e movimentos, e foi altamente criticada pelo público que estava acostumado ao neoclassicismo. O uso das cores vermelho e dourado retrata o holocausto do rei assírio que destruiu as suas posses antes de se suicidar.


O quadro é uma mistura de sensações. As mulheres retratadas parecem conscientes de que a sua morte estava perto. Os carrascos de Sardanapalo fazem o seu trabalho e assassinam as posses do rei com expressões ferozes e violentas. O erotismo e a morte são as grandes características do quadro de Delacroix. O quadro foi inspirado no trabalho de Lorde Byron, que conta a história do cerco e da queda do rei da segunda dinastia assíria no final do século IX.

2 DETALHES DE A MORTE DE SARDANAPALO QUE SE DESTACAM:

1. Sardanapalo

O rei Sardanapalo é retratado no centro da imagem, observando o massacre que acontece ao seu redor. O personagem controla a situação, como se ele detivesse o poder sobre a vida e a morte. O rei utiliza roupas sofisticadas, demonstrando toda a elegância digna de um monarca e passa a sensação de que o que acontece na cena não é o caos, apesar de ser horrível.

2. A mulher de costas

A mulher de costas na parte direita da imagem está prestes a ser morta pela adaga de um dos carrascos do rei. O detalhe aqui é a sua expressão de dor e a forma como seu corpo está curvado, características consideradas exageradas pela época. Essa personagem foi alvo das maiores críticas destinadas ao pintor francês.

A Morte de Sardanapalo, de Delacroix

FICHA TÉCNICA - A MORTE DE SARDANAPALO:

Autor: Èugene Delacroix 
Onde ver: Museu do Louvre, Paris, França 
Ano: 1827 
Técnica: Óleo sobre lona 
Tamanho: 392 cm × 496 cm 
Movimento: Romantismo

Com UniversiaBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário