Páginas

sábado, 13 de junho de 2015

LOPLOP APRESENTA OS MEMBROS DO GRUPO SURREALISTA

A obra de arte Loplop Apresenta os Membros do Grupo Surrealista, do pintor surrealista alemão Max Ernst é uma colagem e faz parte de uma série criada entre os anos de 1929 e 1932 e que mostrava uma criatura semelhante a um pássaro, que os títulos revelam chamar-se "Loplop, pássaro superior".


Ao longo da série, Loplop ganha uma qualidade enigmática apresentando diferentes feições. Todas as obras começam com a frase em francês "Loplop présente..." e a composição mostra o personagem avícola mostrando uma imagem retangular aos espectadores.

A obra apresentada hoje foi publicada no ano de 1921 em uma edição da revista surrealista Le Surréalisme au Service de la Révolution, sob o título de Reunião de Amigos 1931. A colagem era um sinal de que os próprios artistas do movimento surrealista se enxergavam como um grupo formal.

A obra mostra personalidades como André Breton, Pablo Picasso e Andre Duchamp, bem como seus antecessores ideológicos: Dostoiévski e Giorgio de Chirico. A colagem só inclui sete dos integrantes originais do grupo, mas inclui novos participantes, como Salvador Dalí e Yves Tanguy. O objetivo da obra é reproduzir a opinião de Ernst sobre os verdadeiros surrealistas.

A peça é essencialmente uma imagem dentro de outra. A cabeça de Loplop é visível de perfil, emergindo acima de uma grande composição retangular, que se trata de uma técnica mista de colagem com fotos de dezenove membros do grupo. As personalidades estão dispostas de maneira assimétrica, a maioria amontoada dentro do retângulo preto que domina o campo esquerdo da imagem.

4 DETALHES DE LOPLOP APRESENTA OS MEMBROS DO GRUPO SURREALISTA SE DESTACAM:

1. LOCALIZAÇÃO DAS FIGURAS:

No centro do retângulo preto encontram-se as figuras de Dalí e do próprio Ernst. Sua localização indica que a disposição das figuras não foi aleatória, mas um "mapa" representativo da posição de cada membro dentro do grupo.

2. MÃOS SEM BRAÇO:

Sete mãos sem corpo aparecem na imagem. Essas mãos simbolizam a teatralidade e diferem das demais obras da série Loplop, nas quais aparecem, em geral, duas mãos: as do próprio Loplop segurando o cartaz ou apontando na direção da imagem central da composição.

3. DUCHAMP:

Duchamp aparece no canto direito da composição, de costas para o grupo. O fato de aparecer escalando uma parede pode ser uma referência a seu envolvimento cada vez menor com o grupo dos surrealistas.


4. ANDRÉ BRETON:

O líder dos surrealistas, André Breton, ocupa o centro da composição em uma postura de autoridade, com o braço erguido, como se estivesse prestes a desferir um golpe.

FICHA TÉCNICA - LOPLOP APRESENTA OS MEMBROS DO GRUPO SURREALISTA:

Autor: Max Ernst
Onde ver: Museum of Modern Art, Nova York, EUA
Ano: 1931
Técnica: Cópias fotográficas cortadas e coladas, papel impresso, lápis e frottage a lápis
Tamanho: 50cm x 33,6cm
Movimento: Surrealismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário