O QUE SIGNIFICA O NOBEL DE LITERATURA PARA BOB DYLAN (? ou !!!)
Carlos Augusto Bissón
Pois, o mundo se surpreendeu com o anúncio de que o Prêmio Nobel de Literatura foi concedido a Bob Dylan - que é um popstar,músico e poeta (por ser letrista). A Academia Sueca justificou a premiação com o argumento de que Homero também era cantado. Não que Dylan não seja um grande artista no seu gênero, mas, sei lá, me pareceu, isso sim, que o Nobel para ele é uma rendição ou um reconhecimento da insuficiência ou perda de importância da literatura diante do nosso mundo multimídia audiovisual e digital.
O fenômeno é mundial. Mesmo entre especialistas (o que não sou) não há consenso em relação a quem seria o melhor romancista brasileiro vivo da atualidade, aquele que, através da ficção, nos revelou o novo Brasil pós-64, por exemplo. Tampouco se pode dizer o mesmo em relação a escritores dos EUA, Inglaterra, França etc. Se os há, digo aqueles que podem ser chamados de artistas criadores, eles não têm alcance global.
Esse declínio da Literatura (com ELE maiúsculo) como referencial de compreensão do mundo e do Homem também atinge outras formas artísticas pujantes no passado, como pintura, teatro e cinema. Sendo assim, tenho a impressão de que, como disse o Paulo Francis nos anos 90, estamos tecnicamente (e espiritualmente) mortos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário