Acredita-se que O Casal Arnolfini, do pintor Jan van Eyck, tenha sido encomendado para retratar Giovanni di Nicolao Arnolfini e sua esposa celebrando o noivado ou casamento deles. Outros, no entanto, creem se tratar de um retrato em memória da esposa morta de Arnolfini. No entanto, não se trata de uma união convencional.
A expressão séria do homem e a pose formal do casal não são de comemoração. A mão da mulher está solta do marido e a obra parece mais um lembrete de que eles são companheiros em um ato sagrado. O tom religioso é reforçado pelo rosário na parede, os sapatos descalços do homem e as cenas bíblicas ao redor do espelho.
Percebe-se uma proposta de invocar temas mais terrenos do casamento, com alusões a uma possível da gravidez da mulher. A obra denuncia também uma união comercial. Eles devem ter casado porque são de duas famílias ricas e suas riquezas estão à mostra: laranjas caras e importadas sobre a mesa, tapete anatoliano, mobília e roupas caras.
O ponto alto da obra, artisticamente falando, é o espelho convexo. Jan van Eyck o usa como oportunidade para mostrar seu talento supremo como pintor de detalhes. Acima do objeto, encontra-se sua assinatura em latim: "Jan van Eyck esteve aqui 1434".
Outro detalhe interessante de O casal Arnolfini são os tamancos do homem. Eles constituem uma referência simbólica ao seguinte trecho do Êxodo: "Tira as sandálias dos pés porque o lugar em que estás é uma terra santa."
Nota da Redação: O espelho mede 5,5cm e em volta dele estão todas as estações da Via Sacra. Pelo reflexo do espelho é possível notar a presença de outras pessoas na sala. Inclusive do próprio pintor.
Com Universia Brasil
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