A obra de Ticiano, Baco e Ariadne, é inspirada na história dos dois amantes, escrita por Ovídio e Catulo.
Esta é uma das primeiras obras-primas de Ticiano e faz parte de uma série de pinturas criadas para Alfonso d'Este, duque de Ferrara. O duque encomendou a obra para enfeitar seu palácio, no norte da Itália.
A obra mostra o momento em que Baco, o deus do vinho, encontra Ariadne, filha do rei de Creta. Depois de ajudar o seu então namorado Teseu a fugir do labirinto do Minotauro, Ariadne foi exilada na ilha Naxos. É nesse momento que aparece Baco, em uma carruagem puxada por dois guepardos e sendo seguido por uma multidão multicolorida de bêbados.
Baco é representado em um semissalto , enquanto seus olhos fitam a jove, sua futura noiva. O rosto de Ariadne exibe uma expressão que mescla medo e interesse, já que, inicialmente, a jovem se assusta com a chegada do deus.
Embora seu rosto esteja voltado para Baco, o corpo da jovem está afastado do deus do vinho e seu braço estendido para o navio que parte e para o amante que a abandonou.
4 DETALHES DE BACO E ARIADNE SE DESTACAM:
1. O BARCO DE TESEU:
À esquerda de Ariadne é possível ver o barco de Teseu afastando-se no horizonte. A jovem ajudou Teseu a escapar do labirinto do Minotauro dando-lhe um novelo de linha vermelha com o qual ele demarcou o caminho de volta. De acordo com alguns relatos, Teseu abandonou Ariadne em Naxos enquanto ela dormia.
2. BACO:
Baco oferece um olhar erótico em direção à Ariadne. Por ser o Deus do vinho, Baco usa uma coroa de folhas de videira. Sua postura atlética faz referência ao arremessador de discos da escultura grega. O manto rosa é usado para esconder sua nudez e refletir o cinto vermelho de Ariadne.
3. DOMADOR DE SERPENTE:
O personagem dominando uma serpente é uma referência à estátua de Laocoonte e seus filhos. Laocoonte alertou os troianos, em vão, para que não aceitassem o cavalo de madeira oferecido pelos gregos. Mais tarde foi enforcado por serpentes marinhas enviadas pela deusa Minerva.
4. BEBÊ SÁTIRO:
O bebê sátiro, metade homem e metade bode, é a única imagem que direciona seu olhar para fora da tela, "convidando" o espectador a admirar a cena. O sátiro carrega consigo uma cabeça de novilho sem o corpo, que remete ao terrível ritual báquico no qual os participantes esquartejavam um novilho e o comiam cru.
FICHA TÉCNICA - BACO E ARIADNE:
Autor: Ticiano
Onde ver: National Gallery, Londres, Reino Unido
Ano: 1520 - 1523
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 1,76m x 1,91m
Movimento: Renascimento Veneziano
Com Universia Brasil
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