Páginas

sábado, 25 de fevereiro de 2017

MORTE DO AVARENTO

Morte do Avarento é um quadro do pintor flamengo Hieronymus Bosch, realizado no período 1490-1500, executado a óleo sobre madeira. Mede 92,6 centímetros de altura e 30,8 cm. de largura. Pode ser encontrado na Galeria Nacional de Arte em Washington DC (Estados Unidos da América)


A cena desenrola-se no interior de uma casa, com o leito de morte de um avarento disposto obliquamente. Vê-se o moribundo dividido entre o anjo, que lhe assiná-la um crucifixo, colocado numa janela no alto e da qual emana a luz, e um demónio que aparece por debaixo da cortina com um saco de dinheiro na mão. Diz-se que o diabo está a roubar o dinheiro e o avaro está mais preocupado com este facto do que com a sua salvação; também se diz que é ao contrário, que o demónio lhe está a oferecer esse dinheiro para comprar sua alma, e este tem dúvidas se aceita o dinheiro ou escolhe o crucifixo, isto é, a salvação.

De lado esquerdo, através de uma porta semi-aberta, aparece a morte, representada como um esqueleto que se apresenta a arremessar uma lança.

Aos pés da cama está um velho, o mesmo avarento, com o Rosário entre os dedos, que está repondo moedas dentro de um cofre cheio de animais monstruosos.

Este tema já estava presente na obra Sete pecados capitais. Pode ser uma referência ao opúsculo Het sterfboek (O livro da morte) uma tradução em flamengo de Ars Moriendi, conhecido tratado do século XV.

Mais informações em Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário