Páginas

domingo, 1 de outubro de 2017

O ANÚNCIO

A ambição do pintor americano Henry Ossawa Tanner sempre foi humanizar os seus quadros, ou como ele coloca, citando Shakespeare, "dar um toque humano, 'o que aproxima todo o mundo', e que sempre permanece o mesmo". E é isso que vemos no seu retrato da Virgem Maria recebendo o anúncio de que ela carregará o filho de Deus: uma pessoa, ao invés de um símbolo.


A maioria dos retratos da Virgem Maria são de uma mulher adulta e de beleza clássica. Normalmente ela apresenta ser gentil, obediente, paciente e humilde. Raramente ela se parece tanto com uma adolescente, como é o caso na obra "O Anúncio".

A Maria de Ossawa está prestes a ir dormir, e possivelmente teve a prece interrompida pelo anjo Gabriel. A expressão no seu rosto e a sua postura se assemelha à de muitos adolescentes. As costas curvadas, a cabeça inclinada, os dedos do pé aparecendo por debaixo da manta... Tudo isso é uma forma de quebrar o padrão de perfeição dentro do quel ela vinha sendo representada.

Mesmo assim, Ossawa manteve um equilíbrio. Essa Maria pode ser humana, mas não é uma surpresa que Deus tenha visto ela com bons olhos. Conversando com Gabriel, ela parece curiosa, surpresa. Maria parece inteligente o suficiente para questionar o que o anjo diz, mas ouvir mesmo assim.

Ossawa foi um pintor afro-americano, filho de uma ex-escrava e de um padre, criado dentro da elite da Filadélfia. Ele é considerado um pintor realista, movimento que buscava fazer exatamente o que Ossawa fex em "O Anúncio": adicionar humanidade e realismo às suas obras.

FICHA TÉCNICA - O ANÚNCIO

Autor: Henry Ossawa Tanner 
Onde ver: Museu de Arte da Filadélfia 
Ano: 1898 
Técnica: Óleo sobre tela

Informações do Site UniversiaBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário